História, perguntado por pinabombomhotmailcom, 6 meses atrás

a) Como era a dividida a sociedade feudal?​

Soluções para a tarefa

Respondido por luanvictor4526
0

Resposta:

Divisão da sociedade feudal. A sociedade do feudalismo era dividida em três classes sociais: o clero, tendo como principal membro a igreja católica; a nobreza, composta pelos senhores feudais; e os servos, preenchida pela classe mais baixa e os camponeses

Explicação:

espero ter ajudado

Respondido por yasmin200441
0

Resposta:

Explicação:

Na sociedade feudal, os mais pobres trabalhavam e recebiam a proteção dos suseranos com os quais faziam um tratado de suserania e vassalagem, numa espécie de escravidão mais branda, como servos ou vassalos de proprietários de terras. Essa era a base do sistema feudal: a relação servil de produção.

Nessa sociedade os estamentos ou camadas sociais eram estanques e não permitiam passar de uma camada social para outra:

Os nobres eram a camada dos que tinham posses;

O Clero dos que rezavam e

Os servos eram a camada dos que trabalhavam.

A nobreza era proprietária de terras e recebia o nome de senhores feudais. Estes aplicavam as leis, concediam privilégios, comercializavam com os vizinhos, administravam a justiça, declaravam a guerra e faziam a paz.

No topo da nobreza estava o rei, que concentrava pouco poder político, pois este era dividido entre o monarca e os senhores feudais. No entanto, o monarca tinha prestígio junto aos outros senhores feudais.

No Clero, a Igreja se tornou a mais poderosa instituição feudal, pois era proprietária de vastas extensões de terra, além de influenciar as relações sociais. Segundo ela, cada membro da sociedade tinha uma função a cumprir em sua passagem pela terra. A função do nobre era proteger militarmente a sociedade, a do clero, rezar.

Já o trabalho dos servos estava fundamentado na servidão, com os camponeses presos à terra e subordinados a uma série de obrigações desde impostos e serviços.  Por outro lado, os senhores feudais deveriam protegê-los em caso de ataques.

Além dos servos havia outros trabalhadores como:

  • Vilões: homens livres que moravam na vila, mas podiam prestar serviços ao senhor feudal e tinham permissão para trocar de propriedade;
  • Ministeriais: ocupavam a administração da propriedade feudal e podiam ascender socialmente, chegando à condição membros da pequena nobreza.
  • Escravos: em geral eram empregados no serviço doméstico. Nesta época era comum os cristãos escravizarem muçulmanos e vice-versa.

As condições de vida nos domínios feudais eram rudes e mesmo a nobreza não vivia luxuosamente.  A vida dos servos era miserável em todos os sentidos. Os servos e mesmo os senhores feudais não sabiam nem ler nem escrever, porém o clero era o único estamento social que tinha acesso ao estudo.

Perguntas interessantes