Artes, perguntado por xxxtentacion25, 9 meses atrás

a) Como desenvolver música no período da Idade Média?

B) Caracterize uma música no período Barroco. c

C)Diferença de música no período do classicismo
da música no período do romantismo.

D) Por fim, realize uma pesquisa sobre o movimento da música brasileira conhecida como "Tropicalismo".​

Soluções para a tarefa

Respondido por marianacamargoleal
2

Resposta:

Música medieval é o termo dado à música típica do período da Idade Média, na história da música ocidental europeia. Geralmente considera-se que esse período tem início com a queda do Império Romano, terminando aproximadamente em meados do século XV.

Índice

1 Canto gregoriano

2 Cantochão

3 Trovadorismo

4 Música polifônica

5 Principais compositores medievais

6 Ver também

7 Referências

8 Ligações externas

A rápida expansão do Cristianismo exige um maior rigor do Vaticano, que unifica a prática litúrgica romana no Século VI. O Papa Gregório I (São Gregório, o Magno) institucionalizou o canto gregoriano, através de uma reforma litúrgica, que se tornou modelo para a Europa católica.

A notação musical sofre transformações, e os Neumas são substituídos pelo sistema de notação com linhas a partir do trabalho de vários sacerdotes cristãos, sobretudo, Guido D'Arezzo (992-1050); que foi o responsável pelo estabelecimento desse sistema de notação musical de onde se originou a atual pauta musical. Foi ele, que no século XI designou as notas musicais como são conhecidas atualmente, usando o texto de um hino a São João Batista (originalmente em latim), onde cada estrofe inicia com uma nota musical: anteriormente, as notas eram designadas pelas sete primeiras letras do alfabeto latino. Desse modo, as notas musicais passaram a ser chamadas UT, RE, MI, FA, SOL, LA e SI. Posteriormente, a sílaba UT foi substituída pela sílaba DO, por razões de pronúncia.

O desenvolvimento das atuais notas musicais por Guido, não tinha por objetivo padronizar a música ou o canto, mas tão somente desenvolver um exercício prático de entoação para melhorar e proteger (contra a rouquidão) as vozes dos cantores do coro. Tal exercício é conhecido como a Mão de Guido.

Explicação:

Perguntas interessantes