a) Como deixar de ser colônia contribuiu para a Independência do Brasil?
b) Por que D. João VI deixou o Brasil e nomeou D. Pedro como regente?
c) O que foi o Dia do Fico?
d) Como foi proclamada a Independência do Brasil?
Soluções para a tarefa
a) Através da crise do sistema colonial, as ideias iluministas e as independências ocorridas na América Inglesa e na América Espanhola. A própria elite agrária brasileira se beneficiou de uma separação entre Portugal.
b) Para participar do processo de reforma política que tomava conta de Portugal, desde 1820.
c) É a data protagonizada pelo regente do Brasil, o Príncipe Dom Pedro, que decide contrariar às ordens das Cortes Portuguesas e permanecer no Brasil.
d) Foi proclamada em 7 de setembro de 1822, pelo então Príncipe Regente, Dom Pedro de Alcântara. Também chamada de "Grito de Independência", pois Dom Pedro teria dito em alto e bom som a frase "independência ou morte" à guarda que o acompanhava.
Resposta:
a) Em 1815, após a derrota definitiva de Napoleão Bonaparte, as potências europeias reuniram-se no Congresso de Viena. O objetivo era restaurar na Europa o regime absolutista anterior à Revolução Francesa.
Para obter o reconhecimento da dinastia de Bragança e o direito de participar do Congresso, em 16 de dezembro de 1815, D. João elevou o Brasil ao Reino Unido de Portugal e Algarves.
Assim, o Brasil deixava de ser colônia e passou a ter o mesmo status político de Portugal. Isto significava participar da política do Reino enviando deputados às cortes de Lisboa. Era um passo importante para a emancipação política do território.
b) A Revolução Liberal do Porto pretendia derrubar a administração inglesa, recolonizar o Brasil, promover a volta de D. João VI para Portugal e elaborar uma Constituição. Diante desses acontecimentos, no dia 7 de março de 1821, D. João VI anunciou sua partida. No entanto, deixa no Brasil seu filho mais velho e herdeiro do trono, Dom Pedro, fazendo-o regente do Brasil.
c) A insistência das Cortes para que D. Pedro voltasse a Portugal despertou atitudes de resistência no Brasil. No dia 9 de janeiro de 1822, foi entregue ao Príncipe Regente uma petição com 8.000 assinaturas solicitando que não abandonasse o território brasileiro. Cedendo às pressões D. Pedro respondeu:
"Como é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto. Diga ao povo que fico".
O Dia do Fico era mais um passo para a independência do Brasil.
d) No dia 7 de setembro de 1822, voltando para o Rio de Janeiro, D. Pedro se encontrava às margens do riacho Ipiranga em São Paulo, quando recebeu os últimos decretos de Lisboa, um dos quais o transformava num simples governador, sujeito às autoridades das Cortes. Assim, ordenou que todos os presente tirassem dos uniformes as insígnias portuguesas que levavam e teria gritado "Independência ou Morte", momento chamado de Grito do Ipiranga. O Dia da Independência do Brasil é comemorado no dia 7 de setembro por ser considerado o momento simbólico que D. Pedro rompe as relações de subordinação com Portugal.