a) Como Dantès caracteriza a si mesmo? e do poder estabelecido. Qual é a sua indole? b) Analise de que maneira o protagonista se posiciona diante da sociedade c) O retrato que Brás Cubas faz de si mesmo é parecido como de Dantes? d) A postura em relação à sociedade do protagonista de Memórias póstumos é parecida com a de Dantès? Explique. e) Com base nesse trecho da obra de Alexandre Dumas e nos capitulos de Memórias póstumas de Brás Cubas, há crítica social em ambas as obras? Em caso afirmativo, explique de que maneira ela está presente f) Organizem um debate a respeito dos protagonistas de obras literárias. devem ser sempre pessoas virtuosas ou a literatura tem o papel de apre. sentar personagens comuns com defeitos e fragilidades humanas? Ar- gumentem expondo exemplos de personagens de outros livros.
Soluções para a tarefa
Em relação ao livro de Alexandre Dumas, o Conde de Monte Cristo, é possível destacar que esta é uma história apaixonante e cheia de reviravoltas. Essa é a história de Edmond Dantes, preso injustamente durante anos, ele se transforma e é transformado devido as situações que é obrigado a passar na vida.
Refletindo sobre a narrativa de Alexandre Dumas
A - Edmond Dantes sempre foi uma pessoa de bem, honesta e de bom coração, porém, algumas situações faz com que mudanças sejam impostas. Preso injustamente durante anos, Dantes tenta sobreviver em um local que não facilitava a sobrevivência. Assim que consegue fugir da prisão ele busca vingar-se das pessoas que lhe afastaram de sua família, de seu grande amor e que roubaram anos de sua vida.
B - Diante da sociedade Dantes irá se tornar o homem que todos buscam agradar, ou seja, o homem de dinheiro, de fortuna, de negócios e que pode oferecer popularidade para as pessoas a sua volta.
C - Em algumas situações até pode haver traços parecidos, como a visão em relação a sociedade. Mas, a questão é que durante parte da história Dantes esconde seus sentimentos de si próprio, pois ele não quer mais ser o homem de bem, pois sua missão é vingança.
D - Acredito que ambos os personagens possuem consciência de que na sociedade as aparências e o dinheiro podem determinar muitas situações.
E - Sim, ambas as obras apresentam uma crítica social, pois as pessoas na sociedade são reconhecidas e prestigiadas de acordo com o valor monetário e não com sua integridade de caráter.
F - Na história do Conde de Monte Cristo nos deparamos com as mudanças que a falta de liberdade pode fazer com um pessoa, assim como na história de Os miseráveis, em que o personagem foge da prisão e também se transforma em uma outra pessoa. Ambos os protagonistas acabam se esquecendo de quem realmente são, pois são memórias guardas e que não recebem permissão para se destacar. Porém, notamos que, por mais que os mesmos vivam em fuga de si mesmo, em algum momento seus sentimentos despertam.
Quer saber mais sobre os livros e histórias de Alexandre Dumas?
https://brainly.com.br/tarefa/25043678