Contabilidade, perguntado por mariaeloiza2005dias, 7 meses atrás


a) Como a Taxa Selic é calculada?
b) Como a Taxa Selic afeta seus investimentos quando ela diminui ou aumenta?
c) Quais investimentos são afetados pela Selic? Fale um pouco sobre eles.
d) Explique a correlação entre Taxa Selic e CDI.
e) Explique a correlação entre Taxa Selic e IPCA.

Soluções para a tarefa

Respondido por bruna100025
11

Resposta:

1) taxa Selic “É a taxa apurada no Selic, obtida mediante o cálculo da taxa média ponderada e ajustada das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e cursadas no referido sistema ou em câmaras de compensação e liquidação de ativos, na forma de operações compromissadas.

2) CDI e a taxa Selic

Os juros praticados nestes empréstimos são chamados também de taxa Selic over. ... Assim, se a Selic aumentar, o CDI também aumenta e o contrário é verdadeiro. Podemos dizer que todo investimento em renda fixa baseado na taxa CDI rende mais quando a taxa Selic aumenta e menos quando ela diminui.

3) Mudanças na taxa Selic impactam o CDI, um dos índices de rentabilidade mais usados por investimentos de Renda Fixa. ... CDBs, LCIs, LCAs, LCs são os investimentos mais comuns que usam o CDI como indicador de rentabilidade. Esses investimentos terão sua remuneração afetada no caso de mudanças na taxa Selic.

4)A diferença essencial é que a Selic é paga ao governo, enquanto a CDI é paga a uma outra instituição financeira (apesar desse dinheiro chegar indiretamente ao governo devido ao lastro em títulos públicos). Em valores, a diferença entre a CDI e a Selic é pequena.

5) A Selic é uma das ferramentas usadas pelo Banco Central para controlar a inflação, portanto ela afeta diretamente o IPCA. Um exemplo prático: quando a Selic aumenta e o acesso ao dinheiro (crédito, empréstimos, financiamentos…) fica menor, o consumidor para de fazer maiores gastos.

Respondido por bruna10026
9

Resposta:

Olá

1) O cálculo da taxa Selic é feito pelo Sistema Especial de Liquidação e Custódia (o Sistema Selic) eletronicamente. ... O que você precisa calcular é o impacto da Selic sobre suas atividades cotidianas. Por ser a taxa básica de juros da economia, vários investimentos estão diretamente ligados às variações da taxa Selic.

2)Quando a Taxa Selic sobe: Os juros cobrados nos financiamentos e empréstimos também sobem; Os preços dos produtos param de subir (ou caem), porque o apetite das pessoas por comprá-los diminui (o crédito ficou mais caro, lembra?); A inflação estabiliza e começa a cair.

3) Mudanças na taxa Selic impactam o CDI, um dos índices de rentabilidade mais usados por investimentos de Renda Fixa. ... CDBs, LCIs, LCAs, LCs são os investimentos mais comuns que usam o CDI como indicador de rentabilidade. Esses investimentos terão sua remuneração afetada no caso de mudanças na taxa Selic.

4) Investidores devem levar as duas taxas em consideração para fazer boas escolhas. O Tesouro Selic, por exemplo, rende aproximadamente 100% do CDI quando as duas taxas estão muito parecidas. O ideal, nesse caso, é buscar algum produto que renda um pouco acima do CDI, sempre com o cuidado de se atentar para a liquidez.

5)A Selic é a taxa usada pelo Banco Central para incentivar os investimentos e controlar a inflação, enquanto o IPCA é quem fornece as informações sobre a oscilação dos preços na economia real, que serão usados para definir se a Selic deve subir, descer ou se manter estável.

Explicação:

Tenha um ótimo estudos!

Perguntas interessantes