A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) multou em um total de R$ 400 mil quatro administradores da Brookfield Incorporações por prestarem informações falsas no Formulário de Referência, documento que traz as principais informações das companhias abertas e que passou a ser exigido anualmente pelo órgão regulador do mercado de capitais a partir de 2010.
De acordo com a Superintendência de Relações com Empresas (SEP), autora da acusação, os executivos afirmaram no formulário anual inexistir deficiências e recomendações de melhorias sobre controles internos nos relatórios dos auditores independentes realizados na Brookfield, embora constassem nos pareceres 55 deficiências nos exercícios de 2008 a 2011.
Nicholas Reade, um dos diretores multados, frisou o entendimento de que somente deveriam ser divulgadas as eventuais deficiências apontadas pelo auditor que fossem classificadas como "significativas".
Explique por que as deficiências não foram apresentadas no parecer dos auditores e informe como devem ser classificadas as deficiências de controles internos na carta de recomendação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Padrão de resposta esperado
As deficiências não foram apresentadas no parecer, pois foram entregues em carta de controles internos à alta administração, a qual deverá avaliar, retornar e reportar ao mercado financeiro as deficiências em seu ambiente de controles.
Material Weakness (MW) - é uma deficiência ou um conjunto de deficiências material, no ambiente de controles que pode distorcer as demonstrações de forma material, e tem razoável possibilidade de não ser identificada e tratada tempestivamente.
Significant Deficiency (SD) - é uma deficiência ou um conjunto de deficiências que, embora menos grave do que uma MW, carecem de atenção da administração da empresa auditada.
Control Deficiency (CD) - São deficiências pouco materiais que não distorcem os resultados financeiros apresentados, porém devem ser avaliados pela entidade auditada.
Explicação: