A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM),
criada em 1995, é uma das 20 comissões permanentes da Câmara dos Deputados. Suas atribuições constitucionais e regimentais são receber, avaliar e investigar denúncias de violações de direitos humanos; discutir e votar propostas legislativas relativas à sua área temática; fiscalizar e acompanhar a execução de programas governamentais do setor; colaborar com entidades não governamentais; realizar pesquisas e estudos relativos à situação dos direitos humanos no Brasil e no mundo; além de cuidar dos assuntos referentes às minorias étnicas e sociais
O texto define a Comissão de Direitos Humanos e Minorias.Quanto a seu aspecto sintático, a sequência “receber, avaliar e investigar”
A. forma locução verbal e enfoca as ações do sujeito.
B. demanda objeto direto e subordina os termos da frase.
C. assume função predicativa e liga-se ao sujeito da oração.
D. apresenta verbos infinitivos e expressa o sujeito do excerto.
E. constitui orações coordenadas e segmenta o sentido do trecho.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
A alternativa que mais está adequada com o que é apresentado no excerto compreende a letra D. apresenta verbos infinitivos e expressa o sujeito do excerto.
Por intermédio de tais palavras, nota-se que há o predomínio do infinitivo na formulação dos termos, representado pelo "r" ao final de todas as palavras. É importante lembrar que além de tal forma verbal, temos ainda o gerúndio e o particípio.
O gerúndio, além disso, compreende as formas verbais que terminam em "ndo", ao passo que no particípio, nota-se a terminação dos termos em "ado", 'ido", por exemplo.
Perguntas interessantes