A-comi os países europeus descreviam o imperialismo ?? A ação imperialista atingiu seus objetivos ??use elementos apresentados nas imagens para justificar sua resposta
B com base no que você estudou sobre o imperialismo explique a justificativa do jogador karembeu em não cantar o hino nacional francês
C- Você considerar válido uma nação intervir em outra para impor sua cultura ???
Soluções para a tarefa
A- O imperialismo para os europeus era a conquista de riqueza e levar cultura e desenvolvimento para as nações subdesenvolvidas, como se fosse um favor. E, por isso, levasse o mundo nas costas.
B – O país do jogador Karembeu foi colonizado pela França e ele, mesmo jogando pelo país, não se sente a vontade para cantar o hino daqueles que destruíram parte de sua cultura.
C – Não, nunca é válido uma não intervir em outra para impor sua cultura.
Resposta:
Explicação:a) Os europeus declaravam-se interessados em levar civilidade, progresso e desenvolvimento para os povos colonizados que, segundo eles, viviam na barbárie, na opressão, na ignorância, na superstição, no vício, na brutalidade, no canibalismo, na escravidão. Com base nesse pensamento, é possível dizer que a ação imperialista cumpriu seus objetivos. A presença dos europeus desarticulou modos de vida tradicionais, redes de relações e culturas milenares. Provocou violência, morte e terror. Muitas das riquezas econômicas das áreas coloniais foram exploradas em benefício dos europeus. Mesmo obras como estradas de ferro ou portos atendiam mais aos interesses dos europeus do que aos dos colonos.
b) Espera-se que os alunos compreendam a ação do jogador francês e expliquem que os países imperialistas promoveram destruição, mortes e a espoliação de riquezas dos territórios dominados. Ao tratar os povos das regiões dominadas como inferiores, desprezaram, recriminaram e até procuraram destruir costumes e valores locais. Muitas das ações e intervenções dos países industrializados realizadas nas colônias como modelo de civilidade e progresso visavam atender aos interesses do capital industrial e financeiro, e não aos das populações locais.
c) Espera-se que os alunos considerem abominável a dominação social, cultural e econômica de uma nação por outra. Sugerimos que se tome como referência os princípios estabelecidos pela Declaração Universal de Direitos Humanos.