História, perguntado por danieldealmeid, 1 ano atrás

A) Comente as características da arte religiosa dos povos iorubás.

B) Descreva a importância da contribuição econômica dos povos bantos.

C) Comente as características culturais dos povos bantos.

D) Em que se baseava a economia dos povos iorubás.

E) Descreva a relação do comércio caravaneiro com a expansão da Islã entre os povos de Sahel:

F) Cite os principais Grupos Linguísticos de africanos que vieram para o Brasil:

G) Comente a importância do conhecimento histórico da África para o povo brasileiro.

H) O que é a naz - de - Cola?

POR FAVOR ALGUÉM PARA ME AJUDAR É URGENNNTTEEE!!!!!!!!!
É PARA AMANHÃ. PARA UM TRABALHO DE HISTÓRIA E NÃO CONSIGO RESPONDER POR QUE DEIXEI MEU LIVRO NA ESCOLA!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por raphaelatartaro05
1

A- Muitos iorubas hoje são cristãos ou muçulmanos, mas os aspectos da sua religião tradicional — um criador supremo e quatrocentos deuses (orixás) — ainda sobrevivem. Há muitos livros escritos em ioruba e essa língua é uma das três mais faladas na Nigéria.

B- Eram povos agricultores (exemplos de plantas de origem africana e que talvez tenham sido cultivadas pelos primeiros povos bantos são: o sorgo, a melancia, o jiló, o feijão-fradinho, o dendezeiro e o maxixe), caçadores, pescadores, coletores e criadores (por exemplo, de galinha d'angola).

C- Os bantos tiveram participação expressiva na formação da cultura e do povo brasileiro. Várias palavras do português falado no Brasil têm origem no quimbundo, uma língua banta de Angola. Alguns exemplos são: moleque, cafuné, quilombo, caçula, macumba, senzala, fubá e farofa. Na música, o gosto dos bantos pela dança e pelos instrumentos de percussão teve influência decisiva em ritmos brasileiros como o samba, a bossa nova, a congada, o maracatu e o pagode. Também são de origem banta o berimbau, a cuíca e a capoeira.

D- Os iorubas residiam na África ocidental. Essa civilização era muito rica e vivia do comércio. Os comerciantes circulavam tanto pela terra como pelos rios. Eles navegavam em canoas que sempre estavam carregadas de produtos que eram coletados nas florestas como, pele de leopardo, pimenta, marfim, noz de cola.

Também comercializam couro, metal e outros produtos artesanais. As cidades dos iorubas eram bem famosas, dentre elas estavam as cidades de Keto, Oió e Ifé. Essa civilização também era muito rica em produção de esculturas de bronze. Faziam esculturas humanas em tamanho real.

E- Durante os anos que marcam a expansão do Islã, podemos observar o crescimento das práticas comerciais. As principais regiões pelas quais era possível observar a presença de caravanas e grupos comerciaintes na África, é a do Sahel. Como estes comerciantes professavam a fé islâmica, é bem óbvia, portanto, a conversão dos grupos humanos estabelecidos nesta região, já que poderiam ser, facilmente, influenciados pelos comerciantes em adotar esse conjunto de crenças.

F- Grupos: Mina, Congo, Cabinda, Angola Benguela, Monjolo

Região Africana: Moçambique, Congo, Kassange, Angola, Benguela e Robolo. (alguns vinham da ilha de Cabo Verde)

Região no Brasil: Salvador, Rio de Janeiro, Maranhão, Recife e Pará.

G- È notório que os escravos africanos trazidos da Africa teve uma grande importância para a economia e a cultura brasileira desde os tempos colonial aos tempos da atualidade.A cultura africana no brasil esta em varios aspectos como na culinária, musica,dança ,instrumentos musicas e religião.

H- A noz de cola é a semente extraída da planta de noz de cola. Ela é utilizada amplamente nos países da África Ocidental e também na Nigéria.  


danieldealmeid: Muito obrigado!!!
raphaelatartaro05: eu que agradeço consegui me aprofundar na matéria te ajudando ;)
Perguntas interessantes