A combustão é uma reação de oxidação e redução, caracterizada pelo consumo de um combustível, isto é, o material gasto para produzir energia, na presença de um comburente, que geralmente é o gás oxigênio. Uma massa de 100 gramas de água líquida foi aquecida utilizando o calor liberado na combustão completa de uma massa de etanol. Sabendo que a variação da temperatura da água foi de 12,5ºC, qual a massa, em gramas (g), de etanol utilizada? Considere que o calor específico da água é igual a 4,18 kJ.kg-1.ºC-1, que a energia liberada na combustão do etanol foi utilizada exclusivamente no aquecimento da água e que a entalia de combustão do etanol é de 1000 kJ.mol-1. *
Soluções para a tarefa
Explicação:
No cotidiano, as reações de combustão são muito importantes, pois é por meio delas que é possível produzir calor (isto é, a energia térmica, que é utilizada para várias finalidades).
Quanto aos hidrocarbonetos, compostos constituídos de carbono e hidrogênio, eles têm uma facilidade muito grande para serem queimados (consumidos) em reações desse tipo. Essa queima é muito importante para a sociedade. Por exemplo: os combustíveis como gasolina, etanol e óleo diesel sofrem uma combustão ou queima dentro dos motores, e a energia liberada nessa reação é que faz os automóveis se moverem.
Além disso, é por meio de reações de combustão que os derivados do petróleo são transformados em produtos como plásticos, tintas, corantes, explosivos, etc.
Podemos definir como reação de combustão toda reação que tem um combustível, isto é, um composto que é consumido e produz energia térmica; e um comburente, que na maioria das vezes é o oxigênio presente no ar.