a) Com base no texto, é possível ter uma ideia da expectativa e da realidade dos nordestinos em relação
ao trabalho de exploração da borracha na Amazônia. Exponha, com suas palavras, o quadro descrito
por Euclides da Cunha.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O autor quer dizer que os trabalhadores cearenses tinham que trabalhar muito pesado e ganhavam muito pouco e provavelmente nunca poderiam ter a vida que desejavam quando vieram para a Amazônia. Eles esperavam uma vida melhor, mais fácil e melhor estabilidade financeira, mas em vez disso conseguiram um trabalho que exigia tudo o que eles tinham e não estavam nem de longe sendo pagos o suficiente.
O texto retrata o Ciclo da borracha que aconteceu na Amazônia e fez com que inúmeros nordestinos fossem para o território em busca de trabalho, entretanto muitos morreram no processo, dívidas foram acumuladas para pagar a viagem e eles moravam em situação de vulnerabilidade, morando no seringal e sendo explorados pelos empregadores e donos de seringais.
Como era a vida do seringueiro?
A jornada de trabalho era longa, o trabalho era penoso, as condições de vida eram precárias e todo esse ambiente de trabalho, fez com que se desenvolvessem diversas doenças endêmicas. O trabalho era comandado pelos donos de seringais que controlavam inclusive a economia local.
Saiba mais sobre seringueiro: brainly.com.br/tarefa/2307852
#SPJ2