A) com base no texto, caracterize a produção literária do escritor modernista mineiro Guimarães Rosa (1908-1967).B) que função tem o artigo os no título do texto?C) explique a analogia (comparação) feita pelo neto do educador.D) por que essa analogia autoriza uma relação entre criança e Guimarães Rosa?E) peixe e um substantivo epiceno. que recursos linguísticos o garoto empregou para indicar um peixe do sexo feminino?F) identifique no caderno a função do artigo indefinido em um dia e relacione-a ao uso comum dessa expressão.G) existe diferença de sentido entre as expressões nas minhas aulas, usada pelo educador, e em minhas aulas? justifique.H) releia a frase que inicia o segundo parágrafo: "todas as crianças são questionadoras, filosóficas e poética". no português contemporâneo brasileiro, qual das formulações a seguir é mais adequada como equivalente da expressão destacada: toda a criança, toda criança ou ambas
Soluções para a tarefa
A) O escritor modernista mineiro Guimarães Rosa tem entre suas obras uma reunião de contos, novelas e romances em que a linguagem reinventada é a grande protagonista. O espaço escolhido para suas narrativas é sempre o sertão ou geraes mineiro, de onde retirou inspiração para uma linguagem que mistura a coloquialidade com o lirismo.
B) O artigo "os" no texto tem como função apontar que, para o educador, há vários poetas e escritores no mundo, sendo estes as próprias crianças.
C) A analogia feita pelo neto do educador parte da ideia de que o céu é como o mar (certamente fez essa comparação devido a cor azul de ambos). Partindo dessa ideia de que o céu era como o mar, o menino entende que as estrelas são os peixes e por isso pergunta ao avó qual é a mãe de todos os peixes que há no céu.
D) Essa analogia autoriza uma relação entre criança e Guimarães Rosa porque, da mesma forma que este autor reinventa e recria a linguagem, a criança o faz.
E) Apesar de peixe ser um substantivo epiceno, o garoto empregou o uso do artigo "a" e do adjetivo "mãe" para indicar um peixe do sexo feminino.
F) A função do artigo indefinido "um" é a de transmitir uma indefinição acerca da data em que o fato ocorreu, dando uma vaga noção de tempo. O uso comum dessa expressão mostra que ela traz o sentido de "um dia qualquer".
G) Não existe diferença de sentido entre as expressões uma vez que trata-se apenas de variar suprimindo ou evidenciando o artigo definido "as".
H) No português contemporâneo brasileiro, a formulação mais adequada como equivalente da expressão destacada é "toda criança"
A – De acordo com o texto, é possível identificar que Guimarães Rosa é um autor “questionador”, “filosófico” e “poético”. Esta qualidades foram atribuídas às crianças, com as quais ele foi comparado.
Guimarães Rosa
Entre todas as habilidades de Guimarães Rosa, pode-se destacar que ele foi um estudioso, poeta, diplomata e romancista da cultura popular brasileira.
A obra dele que possui maior destaque é “Grande Sertão: Veredas”, sendo publicada em 1956, premiada e traduzida para diversas línguas.
Sua obras apresentam uma temática que envolve questionamentos sobre:
- Destino
- Deus e o diabo
- O bem e o mal
- A morte e o amor
Leia mais sobre Guimarães Rosa em: https://brainly.com.br/tarefa/4311682
B – No título do texto ''Como não perder os Guimarães Rosa da infância'', com o artigo "os", o substantivo próprio torna-se comum e passa a falar não de uma pessoa específica, mas um tipo de pessoa: a criativa e poética.
Artigo
Palavras que acompanham os substantivos. Elas indicam:
- O número, se é singular ou plural.
- Gênero, se masculino ou feminino.
Os artigos podem ser classificados em artigos definidos e indefinidos.
- Artigos definidos determinam os substantivos: a menina/o menino.
- Artigos indefinidos não se referem a ninguém específico: um garoto.
Leia mais sobre artigos em: https://brainly.com.br/tarefa/38039523
C – A analogia (comparação) feita pelo neto do educador foi sobre o céu e o mar, e imaginou que as estrelas surgissem a partir de um ser, “a peixa mãe”.
Analogia
A definição de analogia está relacionada à semelhança entre coisas/ fatos.
Essa a palavra pode ser usada em diversos contextos, como:
- Jurídico
- Científico
- Linguístico
- Filosófico
Essa estratégia para que seja facilitada a relação entre o raciocínio de quem escreve e o pensamento de quem lê.
Uma metáfora, entretanto, compara destacando características ou qualidades que não coincidem em dois domínios.
Leia mais sobre analogias em: https://brainly.com.br/tarefa/13313296
D – A analogia autoriza a relação entre a criança e Guimarães porque ela mostraria uma visão diferente e poética do mundo, muito parecidas com as que aparecem nas obras do autor mineiro.
Linguagem poética
A linguagem tem a função poética quando valoriza o texto na sua elaboração, ou seja, quando o autor faz uso de:
- Combinação de palavras,
- Figuras de linguagem: metáfora, antítese, hipérbole, aliteração;
- Sentimentos;
- Eu-lírico, dentre outros.
A linguagem poética também pode ser definida como uma linguagem sem compromissos com a realidade absoluta e objetiva.
Leia mais sobre linguagem poética em: https://brainly.com.br/tarefa/43292646
E – Os outros recursos linguísticos que o menino empregou para indicar um peixe do sexo feminino se deu com o uso do artigo feminino a, o emprego de uma desinência nominal de feminino que foi acrescentada ao radical da palavra peixe, além do acompanhamento dela pelo termo mãe, de gênero feminino, usado como determinante.
Recursos linguísticos
Os recursos linguísticos se formam para expressar experiências comuns. Eles conferem:
- Originalidade,
- Emotividade,
- Teor poético.
As figuras de linguagem são utilizadas para valorizar o texto, tornando a linguagem mais expressiva.
Leia mais sobre recursos linguísticos em: https://brainly.com.br/tarefa/1149523
F – O artigo indefinido ''um'' tem a função de indicar indeterminação, sugerindo que um dia é qualquer dia.
Artigo indefinido
São aqueles usados para indicar seres de forma vaga, imprecisa, e são representados por:
- um
- uma
- uns
- umas
Além disso, artigos indefinidos podem contrair com as preposições ''em'' e ''de''.
Leia mais sobre artigos indefinidos em: https://brainly.com.br/tarefa/4599864
G – Não existe diferente de sentido entre "minhas aulas" e "em minhas aulas", pois trata-se de uma questão estilística, uma vez que o pronome possessivo já determina qual o substantivo. Além disso, o uso do artigo antes dele não é necessário.
Pronome possessivo
São aqueles que acompanham ou substituem o substantivo, indicando a relação de posse entre as pessoas que estão presentes no discurso e as coisas que possuem.
Alguns exemplos se pronomes possessivos são:
- meu, minha;
- teu, tua;
- seu sua;
- nosso, nossa;
- vosso e vossa.
Leia mais sobre pronomes possessivos em: https://brainly.com.br/tarefa/26826318
H – No português contemporâneo do Brasil, a formulação mais adequada com a expressão ''todas as crianças'' se dá com a relação a ''toda criança'', uma vez que esta também possui a ideia de generalização. Já ''toda a criança'' tem significado mais usual à "criança inteira".
Português contemporâneo
O português trata-se de uma descrição do português atual na sua forma culta, ou seja, como tem utilizado os escritores portugueses, brasileiros e africanos do Romantismo até agora, dando uma situação privilegiada aos autores dos nossos dias.
Leia mais sobre português contemporâneo em: https://brainly.com.br/tarefa/9358311
#SPJ3