Português, perguntado por cj0472ola, 2 meses atrás

a. Com base nas discussões desta aula e ainda sendo conhecedores de que o texto lido é um conto, quais os elementos caracterizadores desse gênero textual?

b. Que tipo de complexidade é possível inferir na produção desse conto se o compararmos as produções de texto para distração?

C. Lima Barreto costumava extrair de seu cotidiano, como descendente de negros escravizados, elementos para narrar o sofrimento advindo do preconceito racial e da vulnerabilidade social dos que viviam à margem. Que elementos do conto se relacionam à recriação dessas situações?

d. Que elementos do texto evidenciam a realidade recriada por Lima Barreto?

e. Explique os efeitos de sentido gerados pelas palavras que compõem o título do texto.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por arper
10

Sobre o conto de Lima Barreto podemos dizer:

  1. Os contos se caracterizam por possuírem um narrador, personagens, tempo (período em que determinados acontecimentos se desenrolam, enredo (estrutura que consiste em começo, meio e fim) e um conflito que gera a história.
  2. Textos para distração geralmente possuem uma simplicidade onde não se mostra necessário a existência de um enredo ou de determinar seu tempo. Neste conto em questão é possível perceber que o autor utiliza todos os elementos principais de um conto, adicionando uma profundidade maior à história.
  3. Sobre a família de escravagistas que apresenta no conto ele diz: "Se não eram requintadamente cruéis para com seus cativos, tinham em sua oposição, um horror extraordinário à carta de alforria (...)." Assim é possível ter noção de como funcionavam os termos no período da escravidão. Ele ainda conta sobre um "escravo mais claro" enviado para estudar Medicina, mas tirado do curso antes de concluir apenas para trabalhar para a família, jamais recebendo a liberdade.
  4. Sobre o personagem principal do texto ele diz que era "(...) de família do partido escravagista-conservador, tinha o mais lindo estofo para ser um republicano do mais puro quilate brasileiro". Esse trecho demonstra que ser descendente de escravizadores era quase um passaporte perfeito para a ascensão social.
  5. O título do texto possui um elemento irônico, pois se refere ao personagem principal ao qual o narrador se refere como "muito tapado". O personagem se enxerga de maneira um tanto altiva, mas acaba por se mostrar, na realidade, completamente inapto para as atividades que lhe foram imbuídas, assim sendo, o termo "caçador doméstico" fazendo oposição ao real sentido de caça, que se desenvolve em ambiente selvagem,  faz todo o sentido.

Lima Barreto

Vindo de família de pouco poder aquisitivo, Lima Barreto teve contato com os horrores da escravidão, pois a mesma só foi abolida quando ele tinha sete anos. O autor trás a luz de sua obra assuntos relacionados ao preconceito sofrido por negros, além da dificuldade em se inserir em uma sociedade extremamente racista.

Veja mais sobre Lima Barreto: https://brainly.com.br/tarefa/24021965

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes