A coluna vertebral é uma série de ossos individuais – as vértebras – que ao serem articulados constituem o eixo central esquelético do corpo. A coluna vertebral é flexível porque as vértebras são móveis, mas a sua estabilidade depende principalmente dos músculos e ligamentos. Embora seja uma entidade puramente esquelética, do ponto de vista prático, quando nos referimos à “coluna vertebral”, na verdade estamos também nos referindo ao seu conteúdo e aos seus anexos, que são os músculos, nervos e vasos com ela relacionados. Seu comprimento é de aproximadamente dois quintos da altura total do corpo.
cervical
Fonte: Disponível: http://www.hong.com.br/wp-content/uploads/2016/05/anatomia-coluna-vertebral-cervical.jpg Acesso: 10/02/2018.
Associe a seguir as mobilizações cervicais às suas características:
1. Tração Cervical
2. Mobilização para aumentar a flexão cervical
3. Manipulação para aumentar a extensão cervical
4. Mobilizações em rotação cervical e inclinação lateral cervical
I. São utilizadas para tratar a dor ou a rigidez quando há alguma resistência à rotação ou inclinação lateral do pescoço.
II. O paciente em decúbito ventral com os braços apoiados de forma confortável ao lado do corpo. Colocar um travesseiro para conforto do paciente e para promover uma curva cervico-torácica neutra. Terapeuta deve estar em pé na cabeceira, com o corpo de frente para os pés do paciente. Usar um contato de dois polegares 6 sobre o processo espinhoso do segmento superior do complexo triarticular que apresenta restrição. Utilizar a força através dos polegares, deslizar a vértebra superior em uma direção caudal e posterior.
III. O paciente em decúbito ventral com braços apoiados de forma confortável ao lado do corpo. Colocar um travesseiro embaixo da região clavicular para conforto do paciente e promover uma curva cervico-torácica neutra. Terapeuta em pé de um dos lados do paciente, com o corpo de frente para a sua cabeça. Usar um contato de dois polegares sobre o processo espinhoso do segmento superior que apresenta restrição no complexo triarticular. Utilizar somente a força através dos polegares para deslizar a vértebra superior em uma direção cefálica e anterior.
IV. O paciente deve permanecer em decúbito dorsal e o fisioterapeuta, de pé à cabeceira da mesa de exame. O examinador envolve com a mão o osso occipital e repousa a região anterior do ombro ipsilateral sobre a testa do paciente. A outra mão estabiliza em um nível próximo da base do pescoço. Uma força de tração é aplicada. Esse mobilização pode também ser feita na posição sentada.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre as colunas:
Escolha uma:
a. 1 e II; 2 e IV; 3 e I; 4 e III.
b. 1 e IV; 2 e III; 3 e II; 4 e I. Correto
c. 1 e IV; 2 e II; 3 e III; 4 e I.
d. 1 e III; 2 e IV; 3 e II; 4 e I.
e. 1 e II; 2 e IV; 3 e III; 4 e I.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
. 1 e IV; 2 e III; 3 e II; 4 e I. Correto
Perguntas interessantes