A coluna vertebral é auxiliada por tecidos e estruturas que auxiliam e permitem o desempenho de todas as funções realizadas por esse segmento. Entre tais elementos, incluem-se ligamentos, músculos, tendões e o disco intervertebral. Este último é formado por duas partes distintas: anel fibroso e núcleo pulposo. O núcleo pulposo é construído predominantemente por água e atua como um “atenuador de cargas”. O envelhecimento leva a perda das fibras elásticas à desidratação do núcleo pulposo. Reflita e analise sobre os impactos fisiológicos ocasionados no enunciado apresentado e assinale a alternativa correta. Com o envelhecimento, a capacidade de retornar ao tamanho normal do disco se perde, e sua espessura fica reduzida. A situação de desidratação do núcleo pulposo ocasiona fraturas no processo espinhoso da vértebra. O platô vertebral é cartilaginoso e prejudica a hidratação do disco intervertebral. O anel fibroso corresponde à região hidrofílica do disco intervertebral. O intenso suprimento sanguíneo do disco intervertebral facilita sua regeneração quando ocorrem lesões.
Soluções para a tarefa
Resposta:Alternativa A
A osteofitose (conhecida popularmente como bico-de-papagaio) e a osteoartrose podem ser ocasionadas pelo ressecamento do disco intervertebral.
No caso da osteofitose, alguns consideram os osteófitos como uma tentativa do organismo de absorver a carga excessiva exercida sobre as articulações e estabilizar a coluna.
Já no caso da osteoartrose, a falta de líquido provoca degeneração da cartilagem do disco intervertebral.
B - Carcinomas (câncer) geralmente não tem como causa a desidratação do disco.
C - O ressecamento poderia ser um fator de risco para o ocasionamento de fraturas cominutivas, mas não a causa principal.
D - Não é comum a desidratação do disco levar a uma necrose a tal ponto de ser necessária intervenção cirúrgica
E - Não há relação descrita entre tendinopatias e a desidratação do disco intervertebral.
Explicação:
espero ter lhe ajudado c: