A coloração da nossa pele é determinada por três diferentes pigmentos, são eles a melanina, os carotenoides e a hemoglobina. As discromias são alterações na pigmentação na pele, podendo ser acromias, hipercromias ou hipocromias. As hipocromias ou hipermelanoses, popularmente chamadas de manchas, são caracterizadas por máculas de coloração mais escura que o tom da pele do indivíduo. Quando se trata de hipercromias o foco do tratamento é a melanina e os fatores que influenciam na sua síntese.
SANTOS, Lilian Lucy; MORAES, Lilian Rosana dos Santos. Estética Facial. Maringá: Unicesumar, 2020.
Sendo assim, com base nos seus estudos sobre as discromias, responda as questões a seguir.
a) Descreva qual a função da melanina em nossa pele.
b) Cite três tipos de hipermelanoses cutâneas.
Soluções para a tarefa
A melanina têm a função de proteger a pele de raios solares, o que impede e/ou dificulta o câncer de pele.
Alguns tipos de hipermelanoses: efélids (sardas); lentigo e mancha mongólica.
Qual a importância da melanina?
A melanina é uma proteína produzida por uma célula chamada melanócito que está presente na derme e epiderme (camada da pele).
- Sua função é a fotoproteção, ou seja, é a proteção contra os raios luminosos do sol (em especial UVB).
Os raios solares ao incidirem na pele produzem danos, que podem levar a mutações do DNA da célula predispondo ao câncer de pele, como o melanoma.
Alguns tipos de hipermelanoses, são:
- Efélides (conhecida como sardas);
- Lentigo;
- Mancha mongólica.
Veja mais sobre DNA em:
brainly.com.br/tarefa/4766959
#SPJ1
A) A função principal da melanina é fotoproteção. Ela é responsável por proteger nossa pele contra ação dos raios ultravioleta (UV).
B) Alguns tipos de hipermelanose são:
- Melasma
- Melanose solar
- Fitofotomelanose
Melanina
A melanina é um pigmento produzido por células chamadas de melanócitos. Essas células estão presentes na junção entre derme e epiderme, além de estarem na camada anterior da íris. A melanina é responsávela pela coloração marrom que essas estruturas possuem.
Sua função principal é nos proteger contra os raios UV emitidos pelo sol, que constituem uma fonte de radiação eletromagnética potencialmente carcinogênica. A cor da pele é proporcional a quantidade de melanina, ou seja, quanto mais melanina, mais escura é a pele e isso explica o fato de pessoas brancas serem mais propensas a desenvolver câncer de pele.
Hipermelanoses são distúrbios que atingem os melanócitos, levando a um aumento de produção local ou generalizada de melanina, deixando a pele com manchas escuras características.
Leia mais sobre câncer de pele em: https://brainly.com.br/tarefa/27317720
#SPJ1