História, perguntado por joao9763, 6 meses atrás

A colonização portuguesa na América

“Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lhe vimos.
Porém a terra em si de muito bom ares, assim frios e temperados, como os de Entre-Douro e Minho, porque neste tempo de agora os achávamos como os de lá. Águas são muitas; infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem. Porém o melhor fruto, que dele se pode tirar me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar. E que não houvesse mais que ter aqui esta pousada para esta navegação de Calecute, isso bastaria. Quanto mais disposição para se nela cumprir e fazer o que Vossa Alteza tanto deseja, a saber acrescentamento, da nossa santa fé”.

De acordo com o trecho da carta de Pero Vaz de Caminha que acabamos de ler, responda:

1 Qual era a expectativa da Coroa Portuguesa em relação ao território onde hoje é o Brasil?

2 Quais eram os objetivos imediatos de Portugal em relação aos nativos do Brasil, segundo a carta?

Soluções para a tarefa

Respondido por priscilasm2
17

1)  A  expectativa da Coroa Portuguesa em relação ao território onde hoje é o Brasil era descobrir itens naturais em abundância no local, sobretudo pelo clima propício do país, além de utilizar o território para exploração e práticas agrícolas, em virtude do clima favorável. Queria ajudar a "salvar" os índios, considerados como selvagens, através da doutrinação.

2) Os objetivos imediatos da Coroa Portuguesa em relação ao território onde hoje é o Brasil era gerar lucros para a monarquia através da exploração de recursos naturais abundantes na região. Além disso, queria catequizar na religião católica os nativos aqui encontrados, prática que seria feita através dos jesuítas.

Bons estudos!

Perguntas interessantes