História, perguntado por SANTOS1990, 1 ano atrás

A colonização portuguesa em território brasileiro teve na produção do engenho o seu principal ponto de exploração nos primeiros séculos. Organizada em torno da agroindústria açucareira, onde o engenho desempenhava um papel central, o interesse lusitano era exploração, produção e o comércio de um produto com alta lucratividade no mercado europeu. Foi neste ambiente que se formou no Nordeste brasileiro a organização inicial da sociedade colonial. Considerando as condições da produção do açúcar no Brasil e a formação social dela derivada, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Podemos considerar que a elite colonial brasileira buscou manter os laços com a metrópole. Impedir que se desenvolvesse uma organização diferenciada daquela orientada pelos valores lusitanos.

Alternativa 2:
A religiosidade contou para a perpetuação das relações sociais herdadas da metrópole. A segregação entre brancos e negros se perpetuou durante toda a história da colonização. Ainda hoje, o país percebe o quanto a segregação racial é um mal estabelecido pela separação física entre afros e europeus.

Alternativa 3:
A presença da autoridade dos senhores de engenho foi apenas econômica. Não há uma ascensão política das elites locais. No Brasil, em toda a sua história, a formação do poder não passa pela ascensão de poderes regionais, de senhores agrários, dos senhores de engenho.

Alternativa 4:
Na própria religiosidade cristã formada no Brasil há a expressão do encontro entre diversas culturas. Aspectos religiosos cristãos carregados de expressões afro, na crença na magia e no desenvolvimento de religiosidades tipicamente afro-brasileiras.

Alternativa 5:
Com o desenvolvimento da lavoura açucareira por todo o território brasileiro, a construção de uma sociedade padronizada em sua composição. A colônia portuguesa reproduziu em toda a sua extensão os valores metropolitanos.

Soluções para a tarefa

Respondido por marttini
2

Acredito que a alternativa 4 seja a correta.

Perguntas interessantes