A colonização europeia do continente africano provocou a destruição de tradições locais por meio da implantação, a partir do século XVI, de uma economia voltada para o exterior. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir.
I. Os países africanos tornaram-se subordinados ao mercado socialista.
II. Apesar das nações terem se tornado independentes, são muitas as marcas da dominação colonial europeia que permanecem até hoje no continente.
III. A colonização foi feita com base em plantations, monoculturas de exportação baseadas no uso intensivo de mão de obra escrava.
IV. Organizou-se uma rede de transportes que reflete a dependência externa da economia, ligando as áreas produtoras do interior aos portos de exportação.
V. Subdividiu-se o continente em poucos países, com fronteiras traçadas para a manutenção das unidades étnicas e organizações tribais.
São corretas apenas as afirmações:
A)
I e III.
B)
I, II e III.
C)
I, II, III e IV.
D)
II, III, IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
46
A resposta certa é D)II, III, IV
Respondido por
34
Letra D: II, III, IV. são verdadeiras, pois sobre a colonização europeia do continente africano podemos concluir que os países africanos tornaram-se subordinados ao mercado capitalista, principalmente o europeu, fornecendo matérias-primas.
Ainda que as nações africanas tenham se tornado independentes, são muitas as marcas da dominação colonial europeia que continuam a vigorar no continente, visto uma clara divisão social entre descendentes de europeus e os descendentes de africanos.
Há inúmeras questões sociais e militares que a Partilha da África causou, estimulando conflitos e a aglomeração de muitas etnias de forma coerciva, gerando um pavio de pólvora nos dias atuais.
Para mais:
https://brainly.com.br/tarefa/25266467
Perguntas interessantes
Ed. Moral,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás