História, perguntado por luiszgbhbncf, 9 meses atrás

"A colonização do Peru ilustra seguramente a variedade de ritmos de aculturação num mesmo espaço cultural. Economicamente, o processo foi rápido: introduziu-se o cultivo de frutas e legumes europeus, a criação de aves e de gado (...). Por outro lado, todo o sistema de recrutamento de aldeãos, montado no império Inca, foi canalizado para suprir o trabalho nas empresas coloniais, notadamente a produção mineratória. Apesar de tudo, o milho e a batata permaneceram como os alimentos essenciais das comunidades, e em pouco tempo foram difundidos entre os europeus. Socialmente, o processo foi lento e ambivalente: à progressiva 'hispanização' dos Kuracas [chefes tribais] (...) contrapôs-se a preservação, pela massa aldeã, dos costumes e normas do parentesco e da própria língua quíchua ou aymara (...). Enfim, no terreno religioso, campo das mentalidades coletivas, a tendência foi no sentido da "inércia", ou seja, da manutenção, ainda que dissimulada e perseguida, dos cultos tradicionais -as wakas-, especialmente entre a população trabalhadora das aldeias".(VAINFAS, Ronaldo. Economia e Sociedade na América Espanhola. Rio de Janeiro: Graal, 1984, p. 44)A leitura do texto permite afirmar que o processo colonizatório espanhol, na região americana ali analisada, estabeleceu um espaço sócio-histórico no qual ocorreu *

Soluções para a tarefa

Respondido por helenbatistamaues
0

Segundo o texto, a colonização do Peru foi marcada por diferentes culturas em apenas um espaço, no entanto, o processo relacionado a economia aconteceu de maneira rápida, pois logo as plantações foram acontecendo e o trabalho cresceu. Portanto, está correta a alternativa: C.

Colonização do Peru

Apesar de que, segundo o texto, a colonização do Peru tenha acontecido de maneira rápida, também houve resistências.

Principalmente porque os povos que ali se encontravam eram bem diferentes, assim, as relações socioculturais foram difíceis de serem compreendidas.

Dentre elas, a linguagem  (quíchua ou aymara) e a religião foi uma das maiores dificuldades encontradas.

Notei que a questão está incompleta, seguem alternativas para melhor entendimento:

A leitura do texto permite afirmar que o processo colonizatório espanhol, na região americana ali analisada, estabeleceu um espaço sócio-histórico no qual ocorreu:

  • a) a aniquilação rápida dos traços culturais e dos laços sociais autóctones pelos colonizadores.
  • b) a prevalência unilateral do ritmo de exploração econômica mercantilista sobre os demais fatores socioculturais.
  • c) o surgimento diferenciado de relações socioculturais complexas de dominação e resistência.
  • d) a tolerância jurídica por parte da administração Iaica metropolitana das manifestações religiosas locais.
  • e) a irrelevância dos fatores linguísticos como elementos de defesa cultural dos povos colonizados.

Conheça mais sobre a colonização do Peru em: https://brainly.com.br/tarefa/54279634

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes