A colonização do Brasil foi marcada pela presença da Ordem Jesuíta. Os inacianos foram trazidos ao território colonial pelo projeto português de associação do trabalho da catequese católica associada à educação dos colonizadores e conversão dos nativos. Os jesuítas, ao mesmo tempo, educaram os filhos da colonização, como também os indígenas.
A proposta de educação jesuíta era conservadora. Resultado da reação da Igreja Católica a Reforma Protestante (Século XVI), os padres da Companhia de Jesus vinham a colônia para arrebanhar fiéis e promover o domínio cristão sobre as terras portuguesas. Podemos considerar que o trabalho da Ordem Jesuíta foi bem-sucedido:
Até 1759, a Ordem Jesuíta construiu uma poderosa rede de ensino na colônia, com seminários nas principais cidades coloniais e um imenso número de missões e aldeamentos em diversas partes do território brasileiro. Para se ter uma ideia da dimensão que a Ordem representava, ela tinha 670 membros espalhados pelo território português nos trópicos e, em sua região de maior atuação, a Bacia do Prata, ela tinha aliciado mais de 150 mil nativos. (AGUIAR, 2016, p. 148)
A presença da Ordem Jesuíta acabou se transformando em uma ameaça a coroa portuguesa. O que levou a sua expulsão do território colonial e, até mesmo, de Portugal. Sobre os fatores que levaram a Ordem a ser retirada da colônia, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Os jesuítas tinham uma postura pragmática e desejavam aprimorar os meios de produção no território colonial. O projeto de colonização português, fundado na economia agrária extensiva, monocultura e escravocrata, era criticada abertamente pelos jesuítas.
Descontentes com a forma como os padres inacianos conduziam as missões, estimulando a liberdade de expressão e defendendo o trabalho assalariado, os portugueses expulsaram a Ordem Jesuíta antes que ela promovesse uma "revolução econômica" no território colonial.
Os padres eram dispersos e viviam influenciados pelos indígenas. Acabaram assumindo o interesse dos nativos em expulsar os portugueses. Assim, os padres inacianos foram dominados pela cultura guarani e romperam com o processo de ocidentalização promovido por Portugal.
Além de representarem uma ameaça pela influência que tinham com os nativos, os padres inacianos eram opositores da política pombalina de administração em Portugal e no território colonial. O poder econômico dos jesuítas em suas áreas na colônia portuguesa também era interesse do estado colonizador.
Na prática, o contrato entre Portugal e a Ordem Jesuíta acabou em 1759. Dois anos depois, sem querer renovar o acordo, o reino português optou por retirar os padres inacianos, os quais resistiram e foram expulsos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
B descontente com a forma
helaneleite:
Letra D optei (além de representarem.. pág 147-150)
Perguntas interessantes
Artes,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás