A colonização do Brasil e sua formação enquanto estado nacional dependeu significativamente da condição da escravidão. Bases em que a sociedade se estabeleceu. A exploração da mão de obra escrava teve suas peculiaridades no Brasil. A intensidade da relação entre o elemento negro e branco moldou o que nos transformamos. A escravidão gerou preconceito.
Nesse sentido, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa que responde corretamente sobre os reflexos da escravidão.
I- A escravidão perdurou muito tempo por se sustentar em uma das atividades de maior lucratividade para a colonização portuguesa e os comerciantes que a praticavam, o tráfico negreiro. Ele garantiu rendimentos ao estado e seus aliados. Logo, a sua manutenção era benéfica para aqueles que tinham proximidade do poder.
II- O fim da escravidão levou ao processo de integração do afrodescendente à sociedade livre. O que se deu de forma fácil devido as condições das relações sociais que o trabalho escravo se sustentou. A miscigenação já era uma demonstração da afinidade do negro e o branco. A escravidão foi um detalhe diante da intimidade que senhores e escravos criaram ao longo da história brasileira.
III- O processo de escravidão deixou sequelas no Brasil. Os afrodescendentes ainda sofrem preconceito. Esta marginalização ocorre expressa em lutas sociais identificadas com esta finalidade e pela expressão de números econômicos e sociais. A miséria, violência e qualificação são alguns dos fatos onde o preconceito pode ser identificado.
IV- O tempo em que o trabalho escravo perdurou no Brasil é uma demonstração do papel que ela exerceu na formação social brasileira (1530 a 1888), repercutindo até hoje em diferentes aspectos.
Alternativa 1:
I e II.
Alternativa 2:
II e III.
Alternativa 3:
III e IV.
Alternativa 4:
I, III e IV.
Alternativa 5:
II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
Resposta:
Alternativa 4
Explicação:
|, ||| e |V
Respondido por
3
Resposta:
Explicação: A questão II é a única FALSA- O fim da escravidão levou ao processo de integração do afrodescendente à sociedade livre. O que se deu de forma fácil devido as condições das relações sociais que o trabalho escravo se sustentou. A miscigenação já era uma demonstração da afinidade do negro e o branco. A escravidão foi um detalhe diante da intimidade que senhores e escravos criaram ao longo da história brasileira.
OBS: A escravidão foi uma das mais vergonhosas, e piores barbares já cometido contra a humanidade. Até os dias de hoje, a integração dos afrodescendentes à sociedade livre têm enfrentado barreiras.
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Administração,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Física,
11 meses atrás