A colonização da América tinha objetivos muito precisos: devia, além de promover o engrandecimento da Monarquia, possibilitar extraordinários lucros. Assim toda a colonização visava a exploração econômica das novas terras. A respeito da economia colonial na América Espanhola, analise as afirmativas a seguir:
I - A metrópole deveria garantir o desenvolvimento econômico de seus domínios americanos e a mineração de ouro e prata tinha por objetivo preservar as estruturas produtivas pré-coloniais.
II - A extração de ouro e prata das terras americanas cumpria um dos objetivos do metalismo espanhol, que era acumular metais nobres e, assim, aumentar a riqueza do Estado monárquico.
III - A Espanha manteve-se como grande potência econômica até o século XIX em razão de sua política administrativa, que garantiu a exploração do ouro e o desenvolvimento de uma economia colonial pré-industrial.
IV - Ao longo da colonização foram instituídos privilégios e proibições econômicas que visavam preservar todas as riquezas coloniais para uso exclusivo da metrópole.
As afirmativas corretas estão contidas em:
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
I é falsa, já que pretendiam usar as estruturas pré-coloniais para o benefício da colonização e o desenvolvimento da metrópole
II é verdadeira, sendo uma parte considerável deste metal, direta ou indiretamente, levado de volta para a Europa, fortalecendo estas monarquias.
III é falsa, tendo entrado em declínio ainda no Século XVI, quando a sua marinha foi derrotada pela marinha inglesa, e se tornando uma potência secundária.
IV é verdadeira, com a instituição de um modelo hierárquico de sociedade, no qual o sujeito era tão mais privilegiado quanto mais próximo fosse da Coroa.
É correta a alternativa B.
Perguntas interessantes
Administração,
7 meses atrás
Química,
10 meses atrás
Sociologia,
10 meses atrás
Português,
1 ano atrás