Saúde, perguntado por jessikamcarvalho, 1 ano atrás

A colelitíase caracteriza-se por ser uma agregação incomum de componentes da bile. Existem três tipos de cálculos biliares: cálculos de colesterol, cálculos pigmentados e cálculos mistos. Os de colesterol e os mistos quando somados são responsáveis por 80% dos casos. A diferença entre eles é que o primeiro é formado em 70% por colesterol e o segundo contém quantidades significativas de pigmentos (por exemplo, a bilirrubina). Os pigmentados são subdivididos em negros e marrons e são formados por sais de cálcio, bilirrubinas e proteínas.

PROLO, Thaiane et al. Fatores nutricionais nas afecções biliares. Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba, v. 19, n. 4, p. 167-168, 2017.



Com relação a terapia nutricional em casos de colestase, complete as lacunas da sentença a seguir:



A terapia nutricional em casos de colestase deve ser feita com dieta ____________, principalmente na fase ____________ e presença de dor. As refeições devem ser bem fracionadas e oferecidas em pequenos volumes. Deve ser avaliada a necessidade de terapia nutricional ____________, em conjunto com a equipe multiprofissional.

Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente:

Escolha uma:
a.
hipolipídica/ aguda/ enteral. Correto

b.
hiperproteica/ pós- operatória/ liquida.

c.
hiperlipídica/ cronica/ oral.

d.
pastosa/ convalescente/ vitamínica.

e.
branda/ terminal/ repositória

Soluções para a tarefa

Respondido por tuliors7
54

hipolipídica/ aguda/ enteral.

Respondido por nutricionistamoderno
23

Resposta:

As palavras que preenchem, corretamente, as lacunas, são: hipolipídica / aguda / enteral.

Explicação:

A colestase ocorre em função do fluxo biliar impróprio para o  duodeno, sendo classificada em intra-hepática e extra-hepática (vias  biliares extra-hepáticas). Essa condição clínica deriva da obstrução  dos ductos biliares que se localizam nas regiões externas ao fígado. [...] A terapia nutricional em casos de colestase deve ser feita com  dieta hipolipídica, principalmente na fase aguda e presença de dor.  As refeições devem ser bem fracionadas e oferecidas em pequenos  volumes. Deve ser avaliada a necessidade de terapia nutricional  enteral, em conjunto com a equipe multiprofissional.

Perguntas interessantes