A coerência está diretamente ligada à possibilidade de se estabelecer um sentido para o texto. Em outras palavras, só existirá sentido no texto se as informações nele contidas estiverem interligadas por uma noção lógica, se forem coerentes. Portanto, o que o intérprete procura num texto, é o seu sentido ou a sua lógica interna, que, em última instância, se liga a uma lógica maior e externa que aqui chamamos de conhecimento do mundo.”
Soluções para a tarefa
O texto do enunciado fala sobre os aspectos da coerência que diz respeito a um texto poder ser entendimento pelas pessoas.
Assim, é importante notar que a coerência envolve uma série de aspectos como o uso de conectores, palavras chaves que facilmente o entendimento da questão central, gradação das ideias, dentre outros.
Veja que a coerência é uma competência cobrada na redação do ENEM sendo fundamental o seu entediamento para a construção das ideias lógicas de um texto.
espero ter ajudado!
Resposta:
A resposta correta é: O inverno no sul do Brasil é muito rigoroso..
Explicação:
GABARITO: Os conteúdos necessários estão no capítulo 4, tecendo os parágrafos, do livro Leitura e escrita na era digital (2013). A frase coerente é: O inverno no sul do Brasil é muito rigoroso – pois, observamos a não contradição entre as partes do texto e do texto com relação ao mundo. Na frase: no verão passado, quando estivemos na capital do Ceará, Fortaleza, não pudemos aproveitar a praia, pois o frio era tanto que chegou a nevar – vemos uma contradição na construção textual. Em: estão derrubando muitas árvores e por isso a floresta consegue sobreviver – há incoerência, tornando a frase incompreensível. Todo mundo destrói a natureza menos todo mundo – nota-se que a falta de coerência é facilmente detectada. Na frase: podemos notar claramente que a falta de recursos para a escola pública é um problema no país. O governo prometeu e cumpriu: trouxe várias melhorias na educação e fez com que os alunos que estavam fora da escola voltassem a frequentá-la. Isso trouxe várias melhoras para o país – percebemos que a correspondência entre as ideias do texto está construída de forma ilógica.