A CLT foi criada pelo Decreto nº 5.452/1943, no governo de Getúlio Vargas, para agrupar e estruturar as leis trabalhistas existentes no país. Tais leis representaram a:
a)
conquista visível do movimento operário e organizado desde 1917, patrono de projetos socialistas e responsável pelo progresso de Vargas ao poder.
b)
participação do Estado como árbitro na mediação das relações entre empregadores e empregados de 1930 em diante, admitindo a Vargas alvitrar a racionalização e a despolitização das reivindicações trabalhistas.
c)
entusiasmo fascista, que norteou o Estado Novo desde sua inauguração em 1937, desvirtuando Vargas dos intuitos nacionalistas presentes no início de seu governo.
d)
desempenho controlado do Estado sobre os sindicatos e associações de trabalhadores, possibilitando a Getúlio Vargas criar o primeiro partido político de massas da história do Brasil.
e)
imposição norte-americana, que se tornou mais intensa após 1945, para que Getúlio Vargas controlasse os grupos anárquicos e socialistas presentes nos movimentos operário e camponês.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c)
entusiasmo fascista, que norteou o Estado Novo desde sua inauguração em 1937, desvirtuando Vargas dos intuitos nacionalistas presentes no início de seu governo.
Explicação: RESPOSTA CORRETA
A sistematização das leis trabalhistas então em vigor reforçou o papel de árbitro e mediador do Estado na relação entre capital e trabalho. Vargas pôde melhor controlar o operariado e afastar as ideologias de esquerda. A inspiração fascista da legislação não se opunha ao nacionalismo. Destaca-se que a criação da CLT (1943) ocorreu no Estado Novo, ditadura varguista, quando não havia partidos políticos.
A resposta correta sobre a criação da Consolidação das Leis Trabalhistas em 1943 é a letra B: "participação do Estado como árbitro na mediação das relações entre empregadores e empregados de 1930 em diante, admitindo a Vargas alvitrar a racionalização e a despolitização das reivindicações trabalhistas."
Governo de Getúlio Vargas
O Estado Novo foi o período ditatorial do mandato de Getúlio Vargas, que teve influência sobretudo do fascismo da Itália. Nesse sentido, Vargas buscou formas de manipular a população e controlar os movimentos trabalhistas de cunho socialista no país. Uma forma de controlar os ânimos dos proletariados foi a concessão de vários benefícios por meio da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) em 1943.
A CLT além de regulamentar o trabalho no Brasil, conseguiu também controlar os sindicatos e subordinar suas ações ao governo, para que fossem "aliados" de Getúlio Vargas. Dessa forma, Vargas conseguiu lidar com os empregadores e os empregados.
Aprenda mais sobre o Estado Novo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/6501984
#SPJ2