Saúde, perguntado por RosecléaPereira, 10 meses atrás

A clonagem terapêutica é a clonagem de células e de tecidos que tem como finalidade o tratamento de doenças ou outros fatores que afetam a saúde das pessoas. Uma das técnicas utilizadas envolve a retirada de células de embriões nos seus primeiros estágios de desenvolvimento, as chamadas células-tronco embrionárias, pois elas têm a capacidade de se transformar em vários tipos de célula e formar diferentes tecidos. Essas células podem ser cultivadas em laboratório e utilizadas no tratamento de doenças como câncer, doença de Alzheimer, doença de Parkinson, diabetes, artrite e doenças cardíacas, além de auxiliar no tratamento de lesões na coluna, queimaduras, entre outras. Com relação a utilização de clonagem terapêutica assinale a alternativa correta: A Para a obtenção (hoje) de uma linhagem de células-tronco com potencialidade de tornarem-se um órgão ou tecido são necessários cerca de 300 embriões, que para serem obtidos necessitam de cerca de 25 óvulos. B Para a obtenção (hoje) de uma linhagem de células-tronco com potencialidade de tornarem-se um órgão ou tecido são necessários cerca de 30 embriões, que para serem obtidos necessitam de cerca de 250 óvulos. C Para a obtenção (hoje) de uma linhagem de células-tronco com potencialidade de tornarem-se um órgão ou tecido é necessário apenas de 1 embrião, que para ser obtido necessita de cerca de 2 óvulos. D Para a obtenção (hoje) de uma linhagem de células-tronco com potencialidade de tornarem-se um órgão ou tecido são necessários cerca de 100 embriões, que para serem obtidos necessitam de cerca de 1 óvulo.

Soluções para a tarefa

Respondido por rodrigosr12
3
   Olá! Vamos julgar as alternativas a seguir :

A) Para a obtenção (hoje) de uma linhagem de células-tronco com potencialidade de tornarem-se um órgão ou tecido são necessários cerca de 300 embriões, que para serem obtidos necessitam de cerca de 25 óvulos. - Falsa, como é sabido, os óvulos são originados da fecundação entre ovócito secundário e espermatozoide, que forma o embrião. Dessa forma, não há como haver maior quantidade de embriões do que de óvulos.
B) Para a obtenção (hoje) de uma linhagem de células-tronco com potencialidade de tornarem-se um órgão ou tecido são necessários cerca de 30 embriões, que para serem obtidos necessitam de cerca de 250 óvulos. - Verdadeira, o cultivo dessas células tronco é um processo muito delicado, que não apresenta um sucesso de 100%. Além disso, a fecundação e posterior desenvolvimento do embrião também já é um fator complicado, que depende de diversas influências para ocorrer tudo bem. Por esse motivo que a quantidade de óvulos é muito maior do que a de embriões, para que se possa atingir uma margem segura de que pelo menos uma parte dos óvulos irá evoluir para embrião.

C) Para a obtenção (hoje) de uma linhagem de células-tronco com potencialidade de tornarem-se um órgão ou tecido é necessário apenas de 1 embrião, que para ser obtido necessita de cerca de 2 óvulos. - Falsa, vide justificativa do item B.

D) Para a obtenção (hoje) de uma linhagem de células-tronco com potencialidade de tornarem-se um órgão ou tecido são necessários cerca de 100 embriões, que para serem obtidos necessitam de cerca de 1 óvulo.- Falsa, mesma justificativa da alternativa A.


   Dessa forma, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra B.

Respondido por 18754965i9
0

Resposta:

Para a obtenção (hoje) de uma linhagem de células-tronco com potencialidade de tornarem-se um órgão ou tecido são necessários cerca de 30 embriões, que para serem obtidos necessitam de cerca de 250 óvulos.

Explicação:

Perguntas interessantes