A clonagem pode ser compreendida como um mecanismo de propagação e reprodução de células, tecidos e/ou organismos. Na prática, um clone tem as mesmas condições genéticas do original, ou da matriz de onde veio a célula primária. Há quatro tipos mais comuns de clonagem.
Sobre os tipos de clonagens, associe à definição ao respectivo tipo:
1) Natural
2) Genética
3) Reprodutiva
4) Terapêutica
( ) Usa-se o DNA (Ácido Desoxirribonucleico), uma molécula presente no núcleo da célula com informações genéticas, e amplia-se um de seus segmentos modificando o gene. É muito comum o uso na agricultura e na pecuária, para o fortalecimento de animais e plantas, tornando-os resistentes a doenças e pragas.
( ) É a fusão de uma célula somática (células responsáveis pela formação de órgãos e tecidos) com um óvulo do qual se retira o núcleo original. A partir daí, cria-se um animal idêntico ao doador da célula somática. O caso mais famoso que se tem notícia é o da ovelha Dolly, reproduzida na Escócia, em 1996, pelo Instituto Roslin.
( ) Um processo de reprodução assexuada de bactérias, alguns tipos de fungos específicos e plantas que dão origem a outros geneticamente modificados.
( ) Criam-se células-tronco embrionárias a partir da substituição do núcleo de um óvulo por um par de células somáticas, que se dividem em laboratório, sem a implantação no útero. A partir dessas células laboratoriais são criados órgãos, tecidos e terapias para cura de doenças. Esses óvulos e espermatozoides são obtidos através de doações ou da utilização de zigotos (óvulos fecundados) descartados pelas clínicas de fertilização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a.
1, 3, 4, 2.
b.
2, 3, 1, 4.
.
3, 4, 2, 1.
d.
4, 1, 3, 2.
e.
4, 2, 1, 3
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
b.
2, 3, 1, 4. correta
2, 3, 1, 4. correta
Perguntas interessantes
Química,
9 meses atrás
Artes,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Psicologia,
1 ano atrás