a) Classifique as bactérias e as arqueas conforme a classificação em cinco reinos, e conforme a classificação em três domínios.
b) Por que a existência de microrganismos em fontes hidrotermais desperta o interesse dos cientistas que estudam a origem da vida na Terra? Explique sua resposta.
c) Apesar de não existir um consenso na comunidade científica a respeito de como a vida teria se originado na Terra, a comunidade científica aponta que alguns fatores foram primordiais a esse evento. Quais são eles? Explique-os.
d) Compare as três explicações mais recentes elaboradas para explicar a origem da vida em nosso planeta.
Soluções para a tarefa
Com relação as bactérias e o surgimento da vida na Terra,
a) Reino Monera ⇒ bactérias e árqueas.
Domínio Archea ⇒ árqueas; domínio Bacteria ⇒ bactérias.
b) Porque as condições da Terra primitiva eram inóspitas assim como em fontes hidrotermais e outros ambientes extremófilos.
c) A presença dos elementos químicos mais abundantes nos seres vivos: o Carbono, Hidrogênio, Oxigênio, Nitrogênio, Fósforo e Enxofre (CHONPS).
d) A panspermia diz que a vida se originou no espaço e chegou a Terra por meio de meteoros. A teoria da biogênese e abiogênese propõe respectivamente que, um ser vivo sempre vem de outro; e os seres vivos podem surgir espontaneamente a partir da matéria não-viva.
A teoria mais aceita é a da Evolução Química pré-biótica, que buscou observar a evolução química dos elementos presentes na Terra sob as condições primitivas.
Vamos entender melhor.
Origem da vida
Ainda não há um consenso sobre a origem da vida na Terra, mas existem teorias que evoluíram ao longo da história científica até os dias atuais, onde a mais aceita é a da evolução química.
Abiogênese x Biogênese
- Abiogênese
Na abiogênese, também chamada de geração espontânea, os cientistas defendiam que os seres vivos poderiam surgir espontaneamente a partir da matéria não-viva. Acreditavam que no ar havia um princípio ativo/força vital que permitiria a matéria não-viva se converter em um ser vivo.
Essa ideia não é mais aceita, mas foi defendida por John Needham, René Descartes e Aristóteles.
- Biogênese
Nessa teoria é proposto que um ser vivo só pode surgir a partir de outro e foi amplamente defendida por Francesco Redi, Lázaro Spallanzani e Louis Pasteur.
Spallanzani repetiu o experimento de Needham, aquecendo o caldo nutritivo por mais tempo e vedando o frasco. A partir disso, observou que não apareceram bactérias, porém, não convenceu os defensores da abiogênese.
Panspermia
Essa hipótese foi proposta por Anaxágoras, onde postulou que a vida na Terra surgiu no espaço, sendo trazida por meteoros que continham esporos. Ao se chocarem com a Terra, esses esporos desenvolveram-se e deram origem a vida primitiva.
Hipótese de Oparin-Haldane
Propuseram o surgimento da vida na Terra a partir de uma evolução química pré-biótica, onde, antes da origem da vida, substâncias químicas mais simples se organizaram e formaram moléculas orgânicas complexas.
Esse processo ocorreu nas condições da Terra primitiva, em que não havia oxigênio molecular disponível. Atualmente isso não ocorre devido a presença do O2, o que torna a atmosfera oxidativa.
Essa hipótese foi reforçada pelo experimento de Stanley Miller, que recriou as condições na vida na Terra e observou o aparecimento de alguns aminoácidos e agregados de proteínas, chamados de coacervados.
O primeiro ser vivo
Devido as condições da vida na Terra, acredita-se que o primeiro ser vivo tenha sido uma bactéria unicelular e que realizava fermentação. As condições extremófilas da Terra primitiva despertam interesse dos cientistas no estudo das Archea, que são organismos presentes em ambientes inóspitos.
Um exemplo é a presença de bactérias presentes nas chaminés brancas e negras do fundo do mar, que representam ambientes semelhantes onde a vida na Terra poderia ter surgido.
Aprenda mais sobre Origem da Vida em: brainly.com.br/tarefa/20679630
#SPJ1