A classificação orçamentária é a organização do orçamento segundo critérios que possibilitam a compreensão geral das funções deste instrumento, propiciando informações para a administração, a gerência e a tomada de decisões. Assim, podemos dizer que orçamento público como uma ação do poder público, destinada a aprovar uma lei que contenha receitas e despesas públicas para determinado período, e contribui para o fluxo de caixa da gestão pública. O orçamento público pode ser classificado através de 03 diferentes formas. Com base nesta afirmativa, analise as seguintes asserções relativas à classificação dos orçamentos: Fim: funcional e por desempenho Periodicidade: executável e programática Categoria econômica: operações e investimentos Assinale a alternativa correta: A - A asserção I é uma proposição verdadeira e II e III são proposições falsas. B - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a III é uma proposição falsa. C - As asserções II e III são proposições verdadeiras e a I é uma proposição falsa. D - As asserções I e III são proposições verdadeiras e a II é uma proposição falsa. E - As asserções I, II e III são proposições verdadeiras.
Soluções para a tarefa
Resposta:
E - As asserções I, II e III são proposições verdadeiras.
Explicação:
confia!
I, II e III são verdadeiras.
Explicação:
- Periodicidade: Anual e Plurianual: que é o chamado operativo, porque é executável, e plurianual, que não é operativo, é apenas programático.
- Categoria econômica: orçamento corrente (de operação) e orçamento Capital (de investimento) - orçamento corrente refere-se ao custeio do setor público, e de capital, à aquisição de bens ou aquisição/realização de obras produtivas e operações de crédito.
- Fim: orçamento funcional, que estima e autoriza as despesas por funções; o orçamento desempenho, que estima e autoriza as despesas pelos produtos finais a obter ou tarefas a realizar; e o orçamento-programa em que os recursos se relacionam a objetivos, metas e projetos de um plano de governo.