A classificação de gerações é utilizada pelo Marketing, pela Sociologia, pela Administração e pelo setor de Recursos Humanos, além de outras áreas do conhecimento, como uma ferramenta para entender o modo que as pessoas de diferentes idades percebem o mundo e nele atuam. O conceito de gerações nasceu com Karl Mannheim, o qual percebeu que, a cada 15/20 anos, as atitudes e os comportamentos das pessoas mudam. Descreva como é utilizado o entendimento da definição de cada geração.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
1. Geração Baby Boomers
São pessoas que nasceram entre 1940 e 1960. Foram pessoas educadas com muita disciplina e rigidez. Demonstram lealdade e compromisso com a empresa e valorizam a ascensão profissional. São pessoas que possuem o padrão de vida estável, dão preferência por qualidade e não quantidade, sabem o que quer e não são influenciadas por terceiros.
2. Geração X
São pessoas que nasceram entre 1960 e 1970. Valorizam o trabalho e estabilidade financeira. São independentes e empreendedores. Pessoas que buscam por seus direitos, procuram liberdade e tem ruptura com as regras e valores da geração anterior.
3. Geração Y
São pessoas que nasceram entre 1980 a 2000 e possuem características muito especiais, pois foram os únicos que acompanharam a revolução tecnológica desde pequenos.
4. Geração W
São pessoas que nasceram entre 1991 à 2000. Essa geração é uma subdivisão da Geração Y que quando foi criada, possuíam ainda jovens sem idade para o trabalho.
5. Geração Z
Os jovens nascidos em meados dos anos noventa formam o conjunto da Geração Z. São motivo de reflexão por conta do seu comportamento individualista e de certa forma antissocial. Os jovens da Geração Z apresentam um perfil mais imediatista. Querem tudo para agora e não têm paciência com os mais velhos quando estes precisam de ajuda com algum equipamento eletrônico ou algum novo recurso da informática.
6. Geração ALFA (ALPHA)
São pessoas que nasceram após 2010. É uma geração que não está totalmente definida. A geração Z e a Alfa podem se fundir numa nova nomenclatura, porém, pela falta de definição, temporariamente é chamada de Geração Alfa. Ainda não tem característica precisa. O que se sabe é que nunca uma geração teve tanto acesso a informação e educação como esta.
Resposta:
Geração Baby Boomer
A classificação das gerações vem primeiro o grupo baby boomers, nome dado às pessoas nascidas depois da II Guerra Mundial, entre 1945 e 1960. Esse grupo recebeu esse nome pelo "boom" (explosão) de nascimentos de bebês no pós-guerra.
Os baby boomers viveram a cultura dos anos 60 quando eram jovens e impregnaram o mundo de mudanças de comportamentos e atitudes. Foram responsáveis por dar um basta na discriminação racial nos Estados Unidos, pela maior liberdade das mulheres e pelo melhor atendimento ao consumidor.
Demonstram lealdade e compromisso com a empresa e valorizam a ascensão profissional. São pessoas que possuem o padrão de vida estável, dão preferência por qualidade e não quantidade, sabem o que quer e não são influenciadas por terceiros.
Geração X
As pessoas da geração X, nascidas entre os anos de 60 e 75.
Para alguns sociólogos, está geração foi considerada mais única, comparada a dos baby boomers, pois cresceu com uma nova realidade social.
A geração X hoje está na faixa etária entre 41 e 56 anos. Essas pessoas vivenciaram a fase da Guerra Fria e dos movimentos de grande impacto no cenário social e cultural, como maio de 1968, a onda hippie e a luta por direitos políticos e sociais. No Brasil, coincide com o período da ditadura militar, o desenvolvimento industrial e crescimento econômico. Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as pessoas dessa geração dão valor ao diploma formal e à capacitação e estabilidade profissional.
Para as pessoas da geração X, trabalho em equipe é mais importante do que o organograma.
Valorizam o trabalho e estabilidade financeira, são independentes e empreendedores. Pessoas que buscam por seus direitos, procuram liberdade e tem ruptura com as regras e valores da geração anterior.
Geração Y
São pessoas que nasceram entre 1980 a até por volta de 1995 e possuem características muito especiais, pois foram os únicos que acompanharam a revolução tecnológica desde pequenos.
A faixa etária entre 25 e 40 anos presenciou a chegada do novo milênio ainda criança ou bem jovem. Considerada criativa e alinhada às causas sociais, não tem como prioridades o trabalho intenso, a formação de uma família e a busca por estabilidade na carreira, ao contrário das gerações anteriores. Acostumados com a tecnologia, são multitarefas, impulsivos, competitivos, questionadores e desejam rápido crescimento profissional e financeiro.
A geração Y, que exigiu mudanças na forma de as empresas atuarem junto a seus funcionários, já vem seguida pela geração Z
Geração Z
Os jovens nascidos em meados dos anos noventa formam o conjunto da Geração Z, que estão chegando hoje ou ainda vão entrar no mercado de trabalho, são nativos digitais, ou seja, convivem com o universo da internet, mídias sociais e recursos tecnológicos desde sempre. São multifocais e aprendem de várias maneiras, usando múltiplas fontes e objetos de aprendizagem. Costumam acompanhar os acontecimentos em tempo real, comunicam-se intensamente por meios digitais e estão sempre online. Em termos de comportamento, tendem a se engajar com questões ambientais, sociais, políticas, classes ,gêneros e identitárias.
São motivo de reflexão por conta do seu comportamento individualista e de certa forma antissocial. Os jovens da Geração Z apresentam um perfil mais imediatista. Querem tudo para agora e não têm muita tolerancia com os mais velhos quando estes precisam de ajuda com algum equipamento eletrônico ou algum novo recurso da informática.
Profissionalmente apresentam características mais limitadas e pouco polivalente.
Geração ALFA (ALPHA)
São pessoas que nasceram após 2010. É uma geração que não está totalmente definida. A geração Z e a Alfa podem se fundir numa nova nomenclatura, porém, pela falta de definição, temporariamente é chamada de Geração Alfa.
A exposição à tecnologia e a telas é ainda mais forte nessa geração. Com muitos estímulos e acostumados a usar meios digitais para se entreter e buscar informações, requerem uma educação mais dinâmica, ativa, multiplataforma e personalizada. Essas crianças têm como características a flexibilidade, autonomia e um potencial maior para inovar e buscar soluções para problemas de forma colaborativa. Gostam de ser protagonistas uma geração ainda em descoberta de características para esse grupo.
Explicação: