"A classificação das células em haploides, diploides e poliploides leva em consideração a quantidade de conjuntos cromossômicos. Cada espécie possui um número específico de cromossomos. Na espécie humana, por exemplo, observam-se 46 cromossomos, dos quais 23 são adquiridos do pai e 23 são transmitidos pela mãe, ou seja, possuímos 23 pares de cromossomos. Nossas células somáticas são chamadas de diploides, e nossas células reprodutivas são chamadas de haploides. Existem ainda outros tipos que são estudados".
Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo:
I- Poliploides: são células ou organismos que possuem mais de dois conjuntos de cromossomos.
II- Autopoliploidia: ocorre quando a poliploidia gera a formação de novas espécies mediante a duplicação dos cromossomos.
III- Alopoliploidia: resultado do cruzamento entre duas espécies diferentes, produzindo um híbrido denominado interespecífico.
IV- Azopoliploidia: é o resultado da diminuição de espécies diferentes e aparecimento de novas espécies.
Assinale a alternativa que apresenta a opção correta:
Escolha uma:
a.
Apenas a afirmativa I está correta.
b.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
c.
Apenas a afirmativa IV está correta.
d.
Apenas a afirmativa III está correta.
e.
Todas as afirmativas estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
25
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Respondido por
13
b. Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Os poliploides consistem em células ou organismos que apresentam mais de dois conjuntos de cromossomos. O processo de autopoliploidia acontece em situações as quais a poliploidia resulta na formação de novas espécies através da duplicação dos cromossomos.
O processo de alopoliploidia é resultante do cruzamento entre duas espécies diversas, de forma a resultar na produção de um híbrido que recebe o nome de interespecífico.
Bons estudos!
Perguntas interessantes