a classificação atual do homem como sapiens sapiens implica a compreensão de que
Soluções para a tarefa
As alternativas são:
a) no Homem, o saber é poder, força, motivação e transformação. Essas peculiaridades o filiam de vez à doutrina darwiniana das três causas.
b) nada é mais sublime no Homem do que sua capacidade de saber, de raciocinar e de dominar. São essas características que o distinguem na natureza e na sua própria espécie. O Homem é uma constatação racional por excelência, como bem o proclamou Darwin.
c) o Homem é capaz de fazer sua inteligência debruçar sobre si mesma para tomar posse de seu próprio saber, avaliando sua consistência, seu limite e seu valor. Ou seja, o processo de conscientização faz do Homem um sistema aberto, fundamentalmente relacionado com o mundo e consigo mesmo.
d) a criatividade humana é alavancada pela sede de saber e é essa criatividade que o leva ao prazer de construção do conhecimento, ao prazer de fazer e produzir as coisas numa perspectiva de exclusiva alteridade.
A resposta:
A espécie humana foi classificada, inicialmente, apenas como Homo Sapiens, o que servia para ilustrar o quão importante o saber e a razão ( o termo sapiens vem do latim e se relaciona com o saber) para a definição do animal humano.
A classificação posterior como "homo sapiens sapiens", ou seja, um sujeito que sabe, e que sabe que sabe, serve para ilustrar o aspecto reflexivo desta racionalidade humana, profundamente marcada pela capacidade de fazer a razão investigar a si mesma, desvendando mistérios sobre o seu próprio significado.
É correta a alternativa C.