A Classe Aves é o maior grupo de vertebrados terrestres, compreendendo cerca de 8.700 espécies. Elas adaptaram-se ao voo logo no início de sua evolução e, em sua maioria, são excelentes voadoras. A adaptação ao voo impôs uma certa uniformidade na estrutura básica e na fisiologia de todas as aves. Comente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os ossos das aves são estruturas pneumáticas (deixando - o bem leve) e ideal para o vôo.
Além disso , temos a presença do osso chamado carena , onde se insere os músculos que são os responsáveis pelos batimentos das asas.
Resposta:
Para que houvesse o voo, as aves tiveram que passar por uma série de adaptações, sendo eles:
Explicação:
- ossos pneumáticos, ou seja, ossos ocos que garantem leveza ao animal, facilitando o voo e gastando menor quantidade de energia.
- sacos aéreos, essas estruturas promovem maior leveza, estão ligados aos pulmões, ajudando as aves alterarem seu volume deixando-as mais leve.
- são aerodinâmicas, devido à estrutura do esqueleto e da presença de numerosas câmaras de ar, em várias regiões do corpo, auxiliando na perfuração do ar o voo.
- presença de quilha ou carena é uma expansão do osso externo que irão se prender os músculos que ajudam no bater das asas.
- penas, possuem a função de isolamento térmico, atuam na flutuação e de resistência do ar.
- ausência de bexiga urinária os líquidos são expelidos diretamente na cloaca, o que torna seu corpo mais leve e, consequentemente, auxilia no voo.
-