A civilização ocidental tem sua fundamentação lógica na racionalidade e na busca da compreensão dos elementos da natureza e suas leis. A condição humana também está inserida nessas leis naturais, pois a humanidade começou a buscar a definição do papel da natureza em sua vida desde a origem do pensamento filosófico ocidental. Além disso, é de fundamental entendimento que, na filosofia, o ser humano é o único dotado da capacidade de construção de um conhecimento e de transformação de si e do meio onde vive. Sabe-se que, de acordo com nossos estudos da disciplina, a Grécia Antiga é o berço do pensamento ocidental. Nela se construiu os fundamentos para a busca do entendimento do ser humano, de sua capacidade de ação no mundo e o sentido de sua existência. Refletindo sobre a origem do pensamento filosófico e sabendo que os princípios dos pensadores clássicos se difundiram além da Grécia, faça uma breve síntese pontuando os elementos fundamentais que sustentam as teorias dos principais pensadores clássicos gregos: Sócrates, Platão e Aristóteles.
KRIS45:
alguem que possa me ajudar
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Dentre os elementos fundamentais que sustentam as teorias dos principais pensadores clássicos gregos, pode-se citar:
- razão;
- lógica.
A razão era a forma confiável e livre de distorções que os filósofos usavam para explicar o motivo pelo qual as coisas aconteciam, bem como, validar suas teses.
A lógica era um artifício usado para formular as proposições e estruturas que fundamentam a razão em seu campo de aplicação dos filósofos gregos, como:
- Sócrates: cada pessoa possui o conhecimento dentro de si;
- Platão: a realidade mais fundamental é composta de ideias;
- Aristóteles: todos os corpos se movem em direção ao seu lugar natural.
Bons estudos!
Perguntas interessantes