História, perguntado por oliveiraaraujo0103, 9 meses atrás

A civilização grega, criou novas formas de organização política, permitiram a participação de parte da população nas decisões e separavam a política da religião. Essas e outras criações até hoje influenciam nossa forma de praticar a política e entender o mundo. a) Por que devemos estudar a história da Grécia Antiga? O que os gregos deixaram para nós? b) Escreva as diversas fontes de pesquisas históricas, nas quais os pesquisadores utilizam para estudar a civilização grega? *

Soluções para a tarefa

Respondido por samantha1355
0

Resposta:

a) As influências deixadas por estas sociedades para o mundo ocidental são inúmeras, e estuda-las nos dará a possibilidade de conhecermos nossas raízes, ou seja, um pouco mais sobre nós mesmos. A civilização grega antiga teve influência nos esportes, artes, filosofia (o berço) e a democracia. Enfim, os gregos nós deixaram um bom legado quando se fala de esportes, as olimpíadas que eram jogos que ocorria de 4 em 4 anos (e hoje se preserva essa tradição, ocorrendo os jogos olímpicos de 4 em 4 anos) na cidade grega de Olímpia, e era uma homenagem a alguns deuses, e em especial a Zeus.

b) Em primeiro lugar, temos a tradição textual, todas as reproduções copiadas, durante séculos, dos escritos antigos, em duas línguas: grego e latim.

A Arqueologia tem produzido uma quantidade imensa de testemunhos sobre a religião e a mitologia grega antiga, a começar pelas inscrições em santuários e em outros lugares de culto, que nos permitem ter uma noção da devoção na religião olímpica em seu cotidiano. Os restos dos templos gregos mostram-nos a onipresença da mitologia entre os gregos.

As fontes arqueológicas fornecem muitas informações independentes das obras literárias. O famoso cavalo de Tróia, usado para esconder os guerreiros gregos como um falso presente para os troianos, não aparece na Ilíada, apenas na Odisséia é mencionado, mas aparece em muitas representações antigas, como em vasos arcaicos de cerâmica.

Perguntas interessantes