A civilização egípcia se desenvolveu em uma região desértica da África, às margens do rio Nilo. Segundo estudos realizados pelos arqueólogos, desde cerca de 8000 a.C. essa região já era ocupada por grupos seminômades, que sobreviviam praticando a caça, a pesca e a coleta de frutos e de cereais. Vários grupos já haviam se tornado sedentários e aproveitavam a fertilidade propiciada pelo rio para desenvolver a agricultura e a criação de animais.
Esses grupos enfrentavam dificuldades impostas pela natureza, como o clima quente e seco e as cheias do rio Nilo. Com isso, eles tiveram que criar técnicas apropriadas para sua sobrevivência e permanência no local. Com o passar do tempo, esses grupos formaram comunidades agrícolas, chamadas de nomos. Os nomarcas, como ficaram conhecidos os chefes dessas comunidades, disputavam com frequência o domínio das áreas férteis.
Para melhor enfrentar essas disputas, os membros das comunidades agrícolas foram se unindo e formaram dois reinos distintos o Baixo Egito e o Alto Egito.
A ORGANIZAÇÃO SOCIAL
A organização social no Egito antigo caracterizava-se pela concentração do poder político nas elites e pela situação de pobreza da maioria da população.
FARAÓS E SACERDOTES
Mesmo com a autoridade exercida pelo faraó, ocorriam disputas pelo controle político da sociedade. Em diferentes momentos da história do Egito antigo, o poder do faraó foi contestado, principalmente pelos sacerdotes.
NOBRES, MILITARES E FUNCIONÁRIOS DO ESTADO
Havia também a nobreza, composta pelos parentes do faraó e pelos dependentes dos antigos chefes dos nomos. Essas pessoas geralmente ocupavam altos cargos administrativos. Havia também uma elite militar, que detinha os principais cargos no exército.
CAMPONESES, ARTESÃOS E ESCRAVIZADOS
A maioria da população era formada pelos camponeses pobres, que viviam em condições precárias e eram obrigados a pagar tributos ao Estado.
Existia, muitos trabalhadores especializados como os artesãos, que faziam roupas, sandálias, móveis, esculturas, pinturas, barcos, carros de guerra etc.
Os escravizados, que na sua maioria eram estrangeiros capturados em guerras, trabalhavam nos campos, nas minas no deserto ou na realização de tarefas domésticas.
ATIVIDADES:
01- A civilização Egípcia se desenvolveu às margens de qual Rio?
02- Quais foram as dificuldades vindas da natureza que os grupos que estavam próximos ao Rio enfrentaram?
03- Quem exercia a autoridade no Egito?
04- Como era a vida dos camponeses no Egito?
05- Quem eram os escravizados no Egito?
ajudem
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
pergunta 1 - rio nilo
pergunta 2 - clima quente e seco, junto com as cheias do rio nilo.
pergunta 3 - o faraó era a autoridade superior.
pergunta 4 - os camponeses viviam em condições precárias e eram obrigados a pagar tributos ao estado.
pergunta 5 - em sua maioria eram estrangeiros capturados em guerras.
Explicação:
Perguntas interessantes
Geografia,
6 meses atrás
Filosofia,
6 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Saúde,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás