A civilização é então definida como um processo de melhoria das instituições, da legislação, da educação. A civilização é um movimento longe de estar acabado, que é preciso apoiar e que afeta a sociedade como um todo, começando pelo Estado que deve se liberar de tudo o que é ainda irracional em seu funcionamento. Finalmente, a civilização pode e deve se estender a todos os povos que compõem a humanidade. Se alguns povos estão mais avançados que outros nesse movimento, se alguns (a França particularmente) estão tão avançados que já podem ser considerados como “civilizados”, todos os povos, mesmo os mais “selvagens”, têm vocação para entrar no mesmo movimento de civilização, e os mais avançados têm o dever de ajudar os mais atrasados a diminuir essa defasagem. CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 2002. p. 22. O texto denuncia um tipo de abordagem sobre as comparações entre diferentes culturas humanas por antropólogos dos séculos XVIII e XIX. Cabe relacionar tais visões com o: A Evolucionismo, que procurava combater o expansionismo colonial europeu. B Funcionalismo, que buscava justificar cientificamente o imperialismo. C Estruturalismo, que veio dar fundamento às teorias sobre superioridade racial. D Etnocentrismo, que defendia a igualdade e equilíbrio entre as culturas. E Eurocentrismo, que analisava o mundo segundo valores da Europa ocidental.
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simulado anglo né minha filha
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tambem queria saber, me ajuda se souber
luludeMG:
eu não sei tambem, mas só sei que tu é mt gata
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