. A civilização de Creta teve uma grande importância para o desenvolvimento do mundo grego. Apresente características da civilização cretense e explique fatores causou a crise dessa sociedade. *
Soluções para a tarefa
Oi, boa tarde!
Os cretenses sobreviveram dos itens cultivados e dos animais criados, destacando-se a produção de grãos, figos e olivas. O excedente dessa produção era comercializado por eles, o que se transformou em uma das suas grandes vocações, o comércio marítimo. Os cretenses também ficaram conhecidos por possuir arte e arquitetura refinadas e técnica desenvolvida na produção de cerâmica.
A navegação marítima era uma das grandes habilidades dos cretenses, e existem registros deles em diferentes locais do mar Egeu, na Grécia Continental, e até em regiões costeiras do mar Negro. Os historiadores falam que, em determinado momento, Cnossos projetou seu poder sobre o mar, formando uma talassocracia, isto é, uma forma de governo que dependia da supremacia no mar. Acredita-se que o governo cretense era realizado por reis.
Os historiadores afirmam que, em torno de 1500 a.C., os cretenses entraram em decadência e acabaram sendo absorvidos pelos micênicos, entre 1400 a.C. e 1300 a.C. Não existe nenhuma certeza dos motivos que explicam esse declínio, mas algumas hipóteses são levantadas e aceitas atualmente. Primeiro, os historiadores pensam que desastres naturais, como um grande terremoto e uma erupção vulcânica, causaram grande destruição em Creta e prejudicaram a vida local. Fala se também que possíveis esgotamentos do solo e superpopulação podem ter contribuído para o enfraquecimento cretense. As cidades em Creta esvaziaram-se, e a ilha passou a ser dominada pelos micênicos, povo que teve a supremacia na Grécia e no mar Egeu até cerca de 1200 a.C.