a) Cite os fatores que influenciaram a crise do sistema colonial.
b) Como a independência dos Estados Unidos influenciou os colonos espanhóis?
c) Por que a invasão de Napoleão na França foi considerada o principal fator para a
independência das colônias espanholas na América?
d) Elabore um pequeno texto explicando a crise do Império espanhol e sua consequência nas
colônias espanholas.
Soluções para a tarefa
A: Foram fatores que contribuíram par a crise do Sistema Colonial o avanço das ideias Iluministas (que criticavam o Antigo Regime, que era a base política da colonização), o amadurecimento das identidades nacionais dos habitantes das colônias, o crescimento demográfico destas regiões e a crise política e econômica na qual as duas grandes potências coloniais, Espanha e Portugal, viviam no começo do Século XIX.
B: A independência das treze colônias e a formação dos Estados Unidos, primeiro país soberano do Novo Mundo, tornaram-se o exemplo e a fonte de inspiração para os movimentos latino - americanos que lutavam pela emancipação política e pela ruptura do pacto colonial.
C: Porque Napoleão invadiu a Espanha, o que a enfraqueceu, onde surgiu uma oportunidade das colônias espanholas na América lutarem por sua independência.
D: O Império Espanhol teve seu origem com as explorações e as navegações que começaram com o século XVI.
A Espanha teve mudanças significativas que causaram crise no império no século XVIII. Essas mudanças se refletiam na decadência da grande potência que foi percebido por:
Crise na mineração nas colônias;
O predomínio comercial inglês;
A Guerra de Sucessão Espanhola.
O Sistema Colonial teve sua crise, e sua queda, no século XIX. Nesse período ocorria as Guerras Napoleônicas e a Europa vivia a crise do Antigo Regime.
As colônias passaram a desejar e defender a liberdade da Espanha com o avanço das ideias iluministas.