a) CITE o tipo de edema formado no pulmão após a exposição a fosgênio e EXPLIQUE como ele é formado.
b) ESPECIFIQUE o tipo de acidose que os pacientes apresentaram após a exposição ao fosgênio e JUSTIFIQUE a origem do distúrbio do equilíbrio ácido-base destes pacientes.
Soluções para a tarefa
A) A exposição a fosgênio, um gás tóxcio, promove quadro de edema agudo de pulmão. Isso acontece porque o contato do gás com o epitélio respiratório causa irritação e como consequência, inflamação. A inflamação leva a vasodilatação local associada a constrição brônquica.
B) Essa exposição ao fosgênio pode causar acidose respiratória. Isso acontece em função da retenção de CO2.
Exposição a fosgênio e acidose
Como foi especificado anteriormente, o fosgênio promove inflamação do epitélio respiratório e causa constrição dos brônquios. Esses fatores prejudicam a ventilação do paciente que passa a desenvolver um quadro de insuficiência respiratória (IR).
Na insuficiência respiratória, o pulmão não consegue captar oxigênio nem liberar CO2 como deveria. Dessa forma, o acúmulo de CO2 desloca o equilíbrio químico do sangue formando mais ácido carbônico (H2CO3), que por sua vez se dissocia.
A dissociação de H2CO3 libera H+ (íon hidrogênio) e HCO3- (bicarbonato). O grande responsável pela acidose respiratória nesse caso é a liberação dos íons H+ no sangue a partir de uma insuficiência respiratória.
Leia mais sobre acidose respiratória em: https://brainly.com.br/tarefa/24950312
#SPJ1
Resposta: O Fosgênio estimula a produção dos derivados da lipoxigenase leucocitária, o que atrai neutrófilos e causa um acúmulo maciço nos pulmões. Esse mecanismo também contribui para o desenvolvimento do edema agudo de pulmão.
B) Acidose respiratório decorrente da inalação do fosgênio que causa a Hipoventilação pulmonar que evita o equilíbrio do PH através das trocas gasosas.