A citação a seguir, extraída do livro “Helenismo, história de uma civilização”, escrito pelo historiador britânico Arnold Joseph Toynbee, tece comentários a respeito da importância da polis para os gregos:
"A cidade-estado era um objeto mais digno de devoção do que os deuses do Olimpo, feitos à imagem de bárbaros humanos. A personalidade humana, quando emancipada, sofre se não encontra um objeto mais ou menos digno de sua devoção, fora de si mesma” (TOYNBEE, 1963, p. 78).
Com o advento das polis, cidades-estados gregas que possuíam autonomia e independência política entre si, é nítido perceber uma significativa mudança em relação à intelectualidade dos gregos. É neste contexto que ideias como política, democracia, cidadania, assim como campos do conhecimento como história, filosofia e geografia, passam a fazer parte do linguajar cotidiano de seus habitantes. Mas, se por volta do século V a.C. estas prerrogativas passam a direcionar a vida dos helênicos, em tempos anteriores, no imaginário grego, predominava o pensamento:
Escolha uma:
a.
Mitológico, baseado na crença herdada pelos povos nórdicos, como os vickings que, grande desbravadores que eram do mundo antigo, conquistaram várias colônias gregas antes do surgimento das cidades-estados, deixando como herança para os habitantes da Península Balcânica sua cultura mítica.
b.
Que possuía uma ligação muito grande com as expressões religiosas orientais, fonte de inspiração não só aos gregos, que conheciam profundamente as prerrogativas ligadas a esta perspectiva religiosa, mas a todos os povos que habitavam as proximidades da divisa entre Oriente e Ocidente.
c.
Vinculado à religiosidade cristã, principalmente pelo fato de Platão, com suas viagens por várias partes do mundo antigo, ter tido contato com o que chamamos atualmente de cristianismo primitivo, pressuposto que criou as bases para o modelo cristão que predominou no Ocidente a partir do século IV.
d.
Ligado à mitologia, pressuposto que fazia parte do cotidiano das pessoas desde pequenos, quando eram orientados no interior de suas casas, principalmente pelas mulheres, com histórias de deuses e semideuses. Já na vida adulta, os poetas em público davam continuidade a esta narrativa mitológica.
e.
Estritamente político, como demonstra o desenvolvimento da cidade Esparta, por exemplo. Preocupados com invasões dos povos considerados pelos gregos como bárbaros, não tinham interesse em reflexões abstratas como a filosofia, dedicando a atenção para a arte da guerra acima de qualquer coisa.
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Alternativa C
Ligado à mitologia, pressuposto que fazia parte do cotidiano das pessoas desde pequenos, quando eram orientados no interior de suas casas, principalmente pelas mulheres, com histórias de deuses e semideuses. Já na vida adulta, os poetas em público davam continuidade a esta narrativa mitológica.
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Resposta:
Aap1 - Teorias da História
1-E
2-B
3-A
4-C
Explicação:
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