A citação a seguir é de autoria do próprio Vargas: “O Estado Novo é uma colmeia de trabalho, de ordem, de disciplina, de ação orientada e segura, de modo que cada indivíduo é uma força em movimento, defensor dos interesses de uma sociedade [...] nova em suas finalidades e decisivamente capaz em seus esforços [...].” Veja como a historiadora Maria Helena Capelato analisa as palavras de Vargas.“A imagem da colmeia referindo-se a trabalho como fator de progresso coletivo [...] era expressa de várias formas pelos meios de comunicação. Cabe observar que as abelhas, como coletividade, têm um valor simbólico muito claro: elas representam o povo. Sua casa, a colmeia, é confortável e protetora, imagem que se atribuía ao Estado varguista. Como coletividade, laboriosa, elas simbolizam a união aplicada, organizada, submetida a regras [...], sendo considerada capaz de [...] trazer a paz. [...].”CAPELATO, Maria H. R. Multidões em cena: propaganda política no varguismo e no peronismo. São Paulo: Unesp, 2009. p. 63, 66.1. Que relação se pode estabelecer entre esse discurso de Vargas e a Constituição de 1937? *
a) Getúlio Vargas propõe, no discurso, a formação de um trabalhador ordeiro e disciplinado; e a Constituição de 1937 proíbe as greves e manifestações e garante ao Estado o controle dos sindicatos.
b) Getúlio Vargas mostrou que iria manter em seu governo o poder das oligarquias rurais, sem dar atenção aos pedidos e necessidades dos trabalhadores. Os coronéis ampliaram seu poder, dominando cada vez mais a população.
c) Getúlio Vargas defendeu, no discurso, que os trabalhadores não devem obedecer a nenhuma lei ou ordem do governo, fazendo uma revolução e tomando o poder, criando um governo dos trabalhadores.
d) Getúlio Vargas ofereceu aos trabalhadores a chance de não serem presos por casos de desrespeito à lei ou desordem, pois a Constituição de 1937 dava totais garantias de liberdade de expressão aos trabalhadores em geral.
13) "O primeiro carnaval institucionalizado do Estado Novo teve como vencedora a Estácio de Sá (Escola de Samba) que, cumprindo as regras estabelecidas pelo DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), trouxe para as ruas um enredo de fundo histórico e nacional, repleto de referências aos heróis da monarquia brasileira. Entendido como mais uma exigência a ser cumprida para vencer a competição anual – como harmonia, adereços, bateria, etc. – aparecia o novo quesito do conhecimento histórico."CUNHA, Maria Clementina Pereira. Folcloristas e historiadores no Brasil: pontos para um debate. In: Projeto História, São Paulo (16), fev. 1998, p. 176.1. O trecho acima revela a influência do Estado Novo em uma das mais notáveis manifestações culturais brasileiras, o carnaval. Sobre a política cultural do Estado Novo, por que interessava ao governo do Estado Novo inserir o conhecimento histórico como um dos quesitos de julgamento das escolas de samba? *
a) Mostrar que a História do Brasil caminhou no sentido de mostrar que Getúlio Vargas estava destinado a governar o Brasil e, por isso, a população deveria segui-lo e obedecê-lo.
b) O samba e o carnaval, como elementos de consumo nacional, passaram a ter seus temas controlados pelo Estado, com o intuito de forjar uma identidade brasileira ou nacional sob controle do governo.
c) Getúlio Vargas tentou impor a cultura do samba e carnaval em nossa história. Tradicionalmente, os brasileiros não gostavam nem de samba e nem de carnaval, sendo muito mais ligados ao tango como ritmo musical.
d) O DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) fez grande defesa da influência da cultura europeia no Brasil. A cultura europeia era vista como superior e seria sinal de nosso crescimento e evolução.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
1- C
2- B
Explicação:
Google Classroom
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