Biologia, perguntado por regivamsb3100, 1 ano atrás

A circulação fetal é diferente da neonatal, possui uma particularidade importante devido ao tamanho do feto, da distribuição de sangue no organismo e das pressões sanguíneas nas artérias. Há um canal que liga a artéria aorta e a artéria pulmonar denominado Canal Arterial, ele é importante para que as pressões nestas artérias sejam constantes, ou seja, não haja aumento de pressão na artéria pulmonar e por consequência, nos capilares pulmonares, que neste momento apenas recebem pouca quantidade de sangue. Este canal se fecha no momento do parto até por volta de cinco dias após o nascimento, que com a ação de agentes nervosos e químicos que forçam o fechamento deste canal evitando assim o aumento de fluxo e pressão sobre a artéria pulmonar e dos capilares pulmonares. Nos recém-nascidos prematuros, pode haver a persistência do canal arterial (PCA) devido à imaturidade do sistema nervoso em liberar os agentes vasoconstritores."


De acordo com o contex

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
17

b. Qualquer alteração que aconteça, seja por síndrome ou por motivo gestacional (exemplo: meningite, rubéola, medicamentos, drogas ou desnutrição materna), pode levar a más formações cardíacas sendo denominadas cardiopatias congênitas.

A questão está incompleta, abaixo acrescento o complemento:

a. A contração das células primitivas ocorre entre o 12º e 13º dia, quando o coração tem forma tubular e possui cinco regiões distintas que originarão o desenho cardíaco que conhecemos: Seio venoso, Átrio comum, Ventrículo comum, Bulbo cardíaco e Tronco arterial.

b. Qualquer alteração que aconteça, seja por síndrome ou por motivo gestacional (exemplo: meningite, rubéola, medicamentos, drogas ou desnutrição materna), pode levar a más formações cardíacas sendo denominadas cardiopatias congênitas.  

c. Entre a 10ª e a 15ª semanas de idade gestacional o coração inicia sua modificação para o formato que conhecemos: Átrios direito e esquerdo, Ventrículos direito e esquerdo, Artéria Aorta, Artéria Pulmonar, veias cavas e pulmonares.

d. O feto possui um forame que liga as câmaras atriais denominado Forame Oval (FO), que promove uma passagem direta do sangue que chega para o átrio esquerdo e vai para o átrio direito, ele tende a se fechar antes do momento do nascimento.

e. O sistema cardiovascular inicia sua formação por volta de 11 dias de idade gestacional, originado do mesoderma esplâncnico.

Podem ocorrer casos em que bebês nascidos prematuramente, desenvolvam a persistência do canal arterial (PCA), pois o sistema nervoso deles se encontram imaturos e apresentam dificuldades na liberação de agentes vasoconstritores.

Se ocorrer alguma alteração, por síndrome ou por motivo gestacional é possível que tal fato resulte em más formações das estruturas e órgãos do sistema cardíaco, a isso é dado o nome de cardiopatias congênitas.

Bons estudos!

Respondido por Annelyne04Menezes
41

Resposta:

Qualquer alteração que aconteça, seja por síndrome ou por motivo gestacional (exemplo: meningite, rubéola, medicamentos, drogas ou desnutrição materna), pode levar a más formações cardíacas sendo denominadas cardiopatias congênitas. Correto

Perguntas interessantes