A cinesiologia é definida como o estudo do movimento humano, com um histórico de estudos de séculos. Na atualidade, a cinesiologia associa os registros antigos à tecnologia moderna com vistas à criação de métodos de análise considerados altamente sofisticados do movimento humano. A evolução do estudo científico de movimentos, simples e/ou complexos, envolve o conhecimento e discernimento acerca de várias questões.
Diante disso, imagine que você é um profissional na área de Fisioterapia e seu paciente, Rafael, está sofrendo de dores no ombro.
Interessado em entender as causas de sua dor, Rafael gostaria de saber:
1) O que pode ocasionar a síndrome do impacto?
2) Normalmente, quais são as estruturas mais acometidas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) É essencial ter conhecimento sobre quais movimentos específicos ocasionaram a síndrome do impacto no paciente, bem como a gravidade das lesões estruturais e limitações funcionais, para não correr o risco de iniciar o tratamento gerando mais lesão. A maior incidência normalmente se dá devido às atividades laborais ou ao exercício físico feito com imperícia, que solicita elevação do ombro acima de 90°.
2) acima de 90°, há "choque" de estrutura ósseas, além de compressão das bolsas sinoviais, dos ligamentos e dos tendões do manguito rotador, especialmente do músculo supraespinhal. Em casos mais severos, há comprometimento importante envolvendo as articulações funcionais (supraumeral e tendão da cabeça longa do bíceps do braço) e demais constituintes.
Explicação: