A ciência tem que envolver mais do que a mera catalogação de fatos e descoberta através da tentativa e erro. O que é crucial na verdadeira ciência é o fato de envolver a descoberta de princípios que subjazem e conectam os fenômenos naturais (DAVIES, 2006). A partir das palavras de Davies, podemos concluir que o conhecimento científico é:
I. É claro e preciso, comunicável, verificável, sistemático, geral, legal, preditivo.
II. É superficial, sensitivo, subjetivo, assistemático, acrítico.
III. É valorativo, verificável, falível, inexato onde as verdades são infalíveis.
IV. Trata-se de um conjunto de enunciados sem sequência lógica.
V. Parte do princípio de que as verdades são infalíveis e não têm a necessidade da verificabilidade.
Das assertivas apresentadas:
a) Apenas I está correta.
b) Apenas II e V estão corretas.
c) Apenas III, IV e V estão corretas.
d) Apenas I e V
Soluções para a tarefa
Resposta:
Uma base do conhecimento científico é justamente a verificabilidade, há a necessidade de comprovação e teste do que se apresenta. A outra base é a falibilidade do que é apresentado uma vez que podem ser comprovadas novas afirmações que derrubam e negam as antigas e isso é totalmente aceitável, na verdade, é desejável. A ciência aceita que pode estar errada, não sabe de tudo e que vai melhorar!
Logo, concluímos que a afirmativa V é incorreta, assim as opções B, C, D estão descartadas. Ficamos com a alternativa A e E.
Analisando a afirmativa II, conseguimos perceber completamente o oposto do conhecimento científico, algo mais perto da definição do que seria um conhecimento geral, gerado pelo produto da interação social ou algo do gênero. Sendo assim a afirmativa II incorreta. Letra E não pode ser.
Concluímos então que a resposta é a letra A.