A ciência tem de envolver mais do que mera catalogação de fatos e do que a descoberta, através de tentativa e erro, de maneiras de proceder que funcionam. O que é crucial na verdadeira ciência é o fato de envolver a descoberta de princípios que subjazem e conectam os fenômenos naturais. Apesar de que concorda completamente que devemos respeitar a visão do mundo de povos indígenas não europeus, não penso que coisas como a astronomia maia, a acupuntura chinesa, etc., obedeçam à minha definição. O sistema ptolemaico de epiciclos uma precisão razoável ao descrever o movimento dos corpos celestes, mas não havia qualquer teoria propriamente dita subjacente ao sistema. A mecânica newtoniana, pelo contrário, não apenas descrevia os movimentos dos planetas de modo mais simples, conectava o movimento da Lua com a queda da maçã. Isto é verdadeira ciência, pois revela coisas que não podemos saber de nenhuma outra maneira. Terá a astronomia maia ou acupuntura chinesa alguma vez conduzido a uma previsão que não tenha falhado nem seja trivial e que tenha conduzido a novos conhecimentos sobre o mundo? Muitas pessoas tropeçaram no fato de que certas coisas funcionam, mas a verdadeira ciência consiste em saber por que razão as coisas funcionam. Tenho uma atitude de abertura em relação à acupuntura, mas se tal coisa funcionar, apostaria muito mas numa explicação baseada em impulsos nervosos do que em misteriosas corretes de energia cuja realidade física nunca foi demonstrada. “Tenho uma atitude de abertura em relação à acupuntura (...)”. Com essa frase, o autor afirma que: Escolha uma:
a) Aceita a acupuntura como variante do conhecimento cientifico.
b) Respeita com algumas reservas o tipo de conhecimento de origem popular.
c) A ciência pode surgir apenas do conhecimento de mundo de um povo.
d) Nega qualquer possibilidade de existência do conhecimento que não seja cientifico.
e) Toda e qualquer forma de conhecimento de mundo pode ser considerada como produto da ciência.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Alternativa correta. b) Respeita com algumas reservas o tipo de conhecimento de origem popular.
O autor procura demonstrar acima o respeito pelo conhecimento proveniente de origem popular, também conhecido como senso comum, que é capaz de ser proveniente do compartilhamento de experiências.
Todavia, há que se reconhecer a importância do conhecimento científico, o qual é fundamentado em normas rigorosas, diversas experimentações, além da aceitação por parte de toda a comunidade científica.
Perguntas interessantes