A ciência reconhecia até hoje a existência de uma única espécie de girafa, dividida em diversas
subespécies mais ou menos iguais. Mas um grupo de cientistas da Alemanha realizou a maior análise genética feita até hoje sobre o animal e concluiu que existe não uma, mas quatro espécies de girafa no mundo. Assim, o cruzamento entre as quatro não gera descendentes férteis, o que pode estar contribuindo para o declínio da população desses animais na natureza. Duas das espécies já nascem ameaçadas de extinção”.
Assim sendo, sabe-se que dentro de uma definição clássica o táxon em destaque na matéria acima pode ser definido como:
Esta resposta é única
a) Conjunto de populações de diversas espécies que habitam uma mesma região num determinado período.
b) Lugar específico onde uma espécie pode ser encontrada dentro do ecossistema.
c) Conjunto de indivíduos semelhantes (estruturalmente, funcionalmente e bioquimicamente) que se reproduzem naturalmente, originando descendentes férteis.
d) Conjunto de indivíduos de mesma espécie que vivem numa mesma área em um determinado período.
e) Conjunto de indivíduos diferentes (estruturalmente, funcionalmente e bioquimicamente) que se reproduzem naturalmente ou não, podendo originar descentes estéreis.
Soluções para a tarefa
Resposta: A alternativa correta é a letra d) podem pertencer a espécies distintas, pois possuem diferenças genéticas, embora sejam semelhantes morfologicamente
Segundo o texto, ao fazer um estudo mais detalhado da genética dasa girafas, foi detectado que existem 4 grupos distintas e que aparentemente não há reprodução entre membros de grupos diferentes.
A morfologia é um dos primeiros parâmetros usados para tentar determinar se dois animais são da mesma espécie (ou mesmo grupo) ou se são de espécies diferentes.
Esta metodologia permite a construção que temos hoje da biologia com a representação em reino, filo, classe, ordem, família e espécie.
Mas para análises mais detalhadas de membros que aparentam ser de uma mesma espécie, o DNA é uma ferramenta mais importante.
Olá, como vai? Estou aqui para ajudar! :)
Resposta: C - Conjunto de indivíduos semelhantes (estruturalmente, funcionalmente e bioquimicamente) que se reproduzem naturalmente, originando descendentes férteis.
Explicação: O conceito biológico define espécie como um conjunto de organismos semelhantes que é capaz de se reproduzir de forma natural e gerar descendentes férteis. Como as subespécies de girafas não geram descendentes férteis ao cruzarem entre si, elas devem ser classificadas como espécies distintas.