A ciência política para Sartori pode ser descrita como o “encontro entre um modo de estudar a política e uma política vista na sua própria autonomia” (SARTORI, 1981, p. 177 e 178), mas em uma autonomia que não é apenas da política, mas sobretudo do observador/pesquisador da política.
Tendo como base essa reflexão, escolha qual das opções abaixo está corretamente formulada.
Escolha uma:
a. A autonomia da ciência política é eliminada quando esta entra em contato com visões de mundo mais abrangentes e consolidas, como a moral e a religião. E o mesmo ocorre com o cientista/pesquisador, segundo Sartori.
b. Por ter que se adequar a todos os cânones da ciência física, o cientista/pesquisador das ciências sociais vai cada vez mais perdendo a autonomia, o que se reflete no próprio desenvolvimento dessa ciência.
c. Para Sartori o cientista político não deve se prender aos clássicos cânones científicos, mas empreender um modo autônomo de estudar a política dada a sua própria constituição.
d. A ciência política pode abrir mão de sua especificidade, mas nunca da generalidade que a cientificidade requer, e o mesmo vale para o pesquisador, que jamais pode escolher os caminhos teóricos ou metodológicos a seguir.
e. Diria Sartori que o modo autônomo de estudar a ciência política é incompatível com a autonomia que lhe é intrínseca, visto que um anula a autonomia do outro.
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Resposta: C.
Para Sartori o cientista politico não deve se prender...
Para Sartori o cientista politico não deve se prender...
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c. Para Sartori o cientista político não deve se prender aos clássicos cânones científicos, mas empreender um modo autônomo de estudar a política dada a sua própria constituição.
De acordo com Sartori, a ciência política deve ser descrita como um encontro entre um modo de estudo da política e uma política abordada na sua própria autonomia, apesar da autonomia não ser somente política, mas sim ser o observador/pesquisador da política.
Além disso, segundo Sartori, o cientista político não deve estar preso aos clássicos cânones científicos, mas deve então empreender uma forma autônoma de compreender a política em sua própria constituição.
Bons estudos!
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