A ciência política, enquanto disciplina, pode parecer um conhecimento moderno e recente, devido a atual amplitude de suas abordagens temáticas. É compreensível que tenhamos essa sensação, já que o dinamismo das relações em sociedade se altera a todo o tempo, e as relações entre os conflitos de poder se tornam mais complexas. Mas, não nos enganemos, a discussão sobre política é muito antiga, suas reflexões se iniciaram a mais de 2.000 anos cujos os precursores foram os filósofos gregos.
BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de Política. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998. v. 1.
Se a mais de 2.000 anos, estamos pensando sobre política, isso quer dizer que ela tem um papel fundamental na estruturação da sociedade. E para que a política seja de fato exercida, é necessária uma boa conduta, isto é, os dirigentes políticos precisam ter vocação para a política. O sociólogo e economista Max Weber expõe que "diferentes tipos de sociedades apresentam diferentes formas de liderança política", além disso, o sucesso na organização política dependerá que as organizações administrativas ligadas à política funcionem adequadamente, com agentes especializados e com conhecimento para participar diretamente do processo. Então, para Weber, o conhecimento científico sobre política se faz fundamental, principalmente, às pessoas que estão frente às decisões políticas.
Adaptado de: WEBER, M. Ciência e Política: duas vocações. São Paulo: Editora Cultrix, 2011.
Estudar sobre Política, nos remete às reflexões e estudos sobre Poder. As relações de poder estão presentes na sociedade e produzem efeitos diretos na política, consequentemente, na vida de todos nós cidadãos. Por meio de seu entendimento sobre o conteúdo "Relações de Poder", estudado na disciplina, disserte sobre as três classes de poder. Em seguida, em seu texto, trate especificamente sobre o poder econômico, trazendo o contexto da Política Brasileira atual, ou seja, explique como o domínio da questão econômica atua como um mecanismo de poder eficaz. Cite um exemplo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Poder econômico: exercido por quem tem posse dos bens materiais e do dinheiro. É essa forma de poder que faz com que as pessoas que não têm posse dos recursos mantenham certo comportamento e sujeitem-se a certos tipos de trabalho. É o poder econômico que mantém o funcionamento do sistema capitalista e que faz com que os trabalhadores sujeitem-se ao poder do patrão.
Poder ideológico: exercido por quem tem a capacidade de criar ideias e ideologias e, com isso, influenciar os outros. Esse tipo de poder mantém toda uma estrutura social em pleno funcionamento, pois faz com que os sujeitados aceitem o poder contra eles investido.
Poder político: poder oficial que controla o Estado e detém o direito de uso da força física contra os membros de uma comunidade política. O poder político é legítimo, desde que vise alcançar os fins de uma comunidade política.
Explicação:
Usei isso como base, depois assisti a aula conceitual novamente, e consegui tirar mais algumas dúvidas.
Sobre a parte da relação economica e politica, eu mencionei o caso da elite na proclamação da republica, e usarem como uma ascenção do poder no pais até os dias de hoje.
Espero que possam usar de referência alguma coisa das que escrevi! <3
Boa sorte!